Sorteio eletrônico para cursos técnicos contempla 7.982 jovens


O sorteio eletrônico para os cursos técnicos de nível médio da rede pública estadual, realizado dia 1 de dezembro de 2010, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, contemplou 7.982 jovens. Com um aumento de 5% do número de vagas oferecidas, em relação ao ano passado, o processo aconteceu com a presença de vários concorrentes dos cursos ofertados.

Os selecionados deverão se dirigir aos centros territoriais, estaduais e unidades de Educação Profissional, nos quais se inscreveram, nos dias 24 e 25 de janeiro para efetuar a matrícula. No ato, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos 3X4. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2011.

“Este é o quinto sorteio público, que tem se tornado uma tradição no acesso democrático da Educação Profissional no nosso Estado, com garantia de transparência do processo, que é controlado pelo Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral e Conselho Estadual de Educação”, afirmou o professor Almerico Lima, superintendente da Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

O aposentado Ubirajara de Souza Santos, pai de Lucas Machado Santos, 19 anos, mal acreditou quando ouviu o nome do seu filho ser chamado, apto para ocupar uma das vagas do curso de Técnicas de Edificações, no Colégio Estadual Severino Vieira. “Isso é um presente de Natal. Esse sorteio é maravilhoso porque não coloca nenhuma dúvida sobre a sua lisura e não tem aquela coisa do pistolão. É o curso que Lucas queria fazer, tomara que ele faça por merecer”, diz, orgulhoso. O rapaz não pôde comparecer ao local porque estava trabalhando.
O auditor da Auditoria Geral do Estado (AGE), Davimário Bittencourt, que acompanhou de perto o processo eletrônico, comentou sobre o sucesso do sorteio. “É o segundo ano que participamos do sorteio público, que é um procedimento novo mas já consolidado”, considera.

Documentos – Foram inscritos 60 mil jovens no sorteio eletrônico para Administração, Hospedagem, Rede de Comunicação, Alimentos, Contabilidade, Design, Segurança do Trabalho, Edificações, Logística e Técnico em Enfermagem, entre outros, totalizando 69 cursos em 39 centros de 30 municípios. Os cursos são oferecidos nos Centros Territoriais (CETEP), Centros Estaduais (CEEP) e unidades que ofertam Educação Profissional na capital e no interior.

Dos cursos existentes, um dos mais concorridos foi o Técnico em Enfermagem, do CETEP Portal do Sertão, em Feira de Santana, que teve 2.517 inscritos para 60 vagas, sendo 83,9 por vaga. Outro bem procurado, também, foi o de Técnico em Edificações, do CEEP em Gestão Severino Vieira, que teve 28 candidatos por vaga.
Ichu foi contemplado com 4 jovens no sorteio,onde terão as aulas na cidade de Serrinha-Ba.

Notícia extraida do site: http://educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com/2010/12/sorteio-eletronico-para-cursos-tecnicos.html

Comentários