Ba-Vi de domingo contará com segurança de 700 Policiais Militares!


A segurança para a primeira disputa de 2011 entre Bahia X Vitória (BA-VI) , maior clássico do Norte-Nordeste do Brasil neste domingo dia 06 de Fevereiro, às 16 horas no Estádio Manoel Barradas (o Barradão) vai contar com cerca de 700 policiais militares e 81 patrulhas. A previsão é de atrair cerca de 20 mil torcedores para o estádio Manoel Barradas (Barradão). As ações de policiamento vão envolver o Batalhão de Choque, Policiamento Montado, Motociclistas do Águia, Corpo de Bombeiros e Grupamento Aéreo. O esquema policial foi definido em uma reunião realizada no Quartel do Aflitos nesta quinta-feira, dia 03 de Fevereiro com a participação da Polícia Militar, representantes da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Ministério Público, Federação Baiana de Futebol, Polícia Civil da Bahia, Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), Juizado de menores e representantes dos clubes e torcidas organizadas. Durante o BA-VI, os policiais farão abordagens aos torcedores para evitar que levem para os estádios objetos proibidos pelo Estatuto do Torcedor, como fogos de artifícios, garrafas e materiais cortantes. A polícia também tem como objetivo coibir o encontro ou confronto entre as torcidas organizadas e garantir a segurança de atletas e arbitragem. Para evitar o encontro, as torcidas do Bahia e Vitória entrarão em portões separados.
De acordo com o major da PM da 50ª CIPM, Demósthenes Luiz Souza Pereira, os policiais começam a atuar a partir do meio-dia tanto na área do Barradão quanto nas regiões circunvizinhas. As estações de transbordo (Estação Pirajá, Mussurunga, Iguatemi e Lapa) terão o policiamento reforçado. No total serão 395 policiais a pé, mais 295 realizando patrulhamento em viaturas, aeronaves, montaria e motocicletas.
Além da segurança antes, durante e após o evento esportivo, os policiais também darão apoio aos órgãos da prefeitura municipal no ordenamento do solo e na atuação junto ao comércio local para desobstrução das calçadas e vias públicas, impedindo a venda de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro e próximas ao estádio.
Para que o primeiro BA-VI do ano permaneça tranquilo e sem registro de ocorrências, os representantes das torcidas organizadas prometem orientar os torcedores. O líder da torcida do ‘Os Imbatíveis’, do Vitória, Gabriel Oliveira, afirmou que já está sendo feito um trabalho a fim de que a rivalidade permaneça apenas no estádio entre os times. “Vamos cumprir tudo o que for definido pela Polícia Militar, como a separação das torcidas. Fazendo isso, estaremos evitando o confronto”, disse. Já o líder da torcida do Esporte Clube Bahia BAMOR, Cristóvão Contreiras, enfatizou a importância de se manter a paz nos jogos de futebol. “Nas arquibancadas ou fora delas, vamos procurar a paz. O verdadeiro torcedor vai ao estádio para incentivar o seu clube, deixando a violência de lado”, disse.

Comentários