Bahia lança campanha "Bahia sem Fogo" nesta quarta-feira.

Será lançado nesta quarta-feira, dia 03 de Agosto de 2011 em Lençóis, município localizado a 410 quilômetros de Salvador a Campanha de Combate a Incêndios Florestais, na Chapada Diamantina, “Bahia sem Fogo”.

A campanha é uma iniciativa do Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), e terá como foco a mobilização das comunidades em todo território baiano, inicialmente nas regiões da Chapada e do Oeste devido às queimadas e incêndios florestais registrados anualmente entre os meses de agosto e dezembro.

A prevenção e combate a incêndios terá o suporte de um trailer do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema/Sema), com equipes que se deslocam pelas localidades para alertar sobre os riscos das queimadas, além de realizar trabalhos educativos e registros de denúncias ambientais.

Este ano, a operação será realizada em 14 etapas, sendo sete para o trabalho de campo das equipes de fiscalização e outras sete para monitoramento e sensibilização nos municípios envolvidos, até dezembro deste ano.

O contingente será formado por mais de 10 técnicos de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema/Sema), 08 veículos, 10 policiais da Companhia Independente de Proteção da Polícia Ambiental (CIPPA), além do apoio de brigadistas voluntários, do efetivo do Corpo de Bombeiros e do trabalho operacional que é desenvolvido pelo Grupamento Aéreo (Graer), com vôos diários de monitoramento das ocorrências de focos de calor.

Entre os meses de agosto e dezembro, é comum a ocorrência de queimadas nas regiões Oeste e Chapada Diamantina, período mais quente e seco do ano. Entre os principais causadores de incêndios nas matas, estão a utilização da técnica de queimar a vegetação para preparar o solo para o plantio- bastante utilizado pelos agricultores- e pontas de cigarro jogadas ao chão, principalmente nas estradas.

Comentários