Grupos de Samba de Roda animaram o encerramento da XIX Semana da Cultura do município de Ichu.

Neste sábado, dia 30 de Julho de 2011 aconteceram os encerramentos da XIX (décima nona) Semana da Cultura organizada pela Secretaria Municipal de Educação.

Durante toda semana diversas atividades movimentaram o município, valorizando a cultura e resgatando tradições. O Tema da Semana Cultural de 2011 foi: "Ichu 49 anos: Sustentabilidade, Cultura e Cidadania.

Para fechar a semana foram realizados na quadra polivalente jogos de Futsal com as cidades de Ichu e Conceição do Coité. Outros municípios estavam programados para estarem presentes, no entanto, com o adiamento que aconteceu na semana passada ficaram impossibilitados.

Já pela tarde aconteceu uma cavalgada com a participação de cavaleiros e amazonas de alguns grupos do município como Espora de Ouro, Grupo Cordeiro e outro oriundo do Parque Sérgio Carneiro.

Após a cavalgada foi celebrada na Igreja Matriz uma missa pela passagem dos 49 Anos de Emancipação Política do Município.

A noite mesmo embaixo de chuva, os grupos do Movimento da Quixabeira saíram pelas ruas da cidade cantando e dançando muito samba de roda. No iníco houve a concentração na escola Municipal Marcolino Santana Lima e logo depois, como de costume, os grupos saíram em arrastão pelas principais ruas da cidade com as "mulinhas" e os tradicionais "bonecos gigantes" do Grupo Boi Samba Burrinha da cidade de Biritinga levando o público a momentos de muita emoção e delírio com as danças e piruetas. Além desse grupo também estiveram presentes os grupos: Arco-Íris (de Lamarão), Cantigas de Roda (de Valente), Recordar é Viver (de Ichu) e Renascer de Novo (da comunidade de Buraco do Dinheiro de Biritinga).

A festa foi muito linda e bem organizada onde houve uma grande participação da comunidade mostrando os valores culturais que correm na veia do nosso povo!

A rádio comunitária de Ichu Independente FM, cumprindo muito bem seu papel de rádio verdadeiramente comunitária, fez um trabalho de qualidade, transmitindo todas as noites com André Nílton, Cida, Laís, Émerson e trazendo informações do centro da cidade onde as atividades culturais estavam sendo realizadas e nos estúdios, o comunicador Iradilson Lúcio ficava no plantão interagindo com a turma e todos os ouvintes.

O diretor de Cultura Edicarlos Soares (Êdi de Carroça), que também é filho de sambadores, disse em entrevista a rádio Independente FM que "come samba com farinha", ainda mais: "enquanto eu estiver à frente da Cultura, não vai faltar samba na Semana Cultural, afinal o samba corre nas minhas veias", completou.

No final da noite houve a apresentação do grupo ichuense Trilha Sonora formada pelos músicos Bito, Célio, John, Aldeon e Xarope que animaram o resto da noite de sábado (dia 30 ) e início da madrugada do domingo (dia 31 de Julho) tocando e cantando grandes clássicos da MPB (Música Popular Brasileira) e um repertório bem diversifando com um grande estilo musical.

O município de Ichu está de parabéns pela valorização da cultura e respeito às tradicões de um povo digno e que trabalha em busca de dias melhores para a construção de dias melhores na comunidade!

Comentários