
Durante toda semana diversas atividades movimentaram o município, valorizando a cultura e resgatando tradições. O Tema da Semana Cultural de 2011 foi: "Ichu 49 anos: Sustentabilidade, Cultura e Cidadania.
Para fechar a semana foram realizados na quadra polivalente jogos de Futsal com as cidades de Ichu e Conceição do Coité. Outros municípios estavam programados para estarem presentes, no entanto, com o adiamento que aconteceu na semana passada ficaram impossibilitados.
Já pela tarde aconteceu uma cavalgada com a participação de cavaleiros e amazonas de alguns grupos do município como Espora de Ouro, Grupo Cordeiro e outro oriundo do Parque Sérgio Carneiro.
Após a cavalgada foi celebrada na Igreja Matriz uma missa pela passagem dos 49 Anos de Emancipação Política do Município.
A noite mesmo embaixo de chuva, os grupos do Movimento da Quixabeira saíram pelas ruas da cidade cantando e dançando muito samba de roda. No iníco houve a concentração na escola Municipal Marcolino Santana Lima e logo depois, como de costume, os grupos saíram em arrastão pelas principais ruas da cidade com as "mulinhas" e os tradicionais "bonecos gigantes" do Grupo Boi Samba Burrinha da cidade de Biritinga levando o público a momentos de muita emoção e delírio com as danças e piruetas. Além desse grupo também estiveram presentes os grupos: Arco-Íris (de Lamarão), Cantigas de Roda (de Valente), Recordar é Viver (de Ichu) e Renascer de Novo (da comunidade de Buraco do Dinheiro de Biritinga).
A festa foi muito linda e bem organizada onde houve uma grande participação da comunidade mostrando os valores culturais que correm na veia do nosso povo!
A rádio comunitária de Ichu Independente FM, cumprindo muito bem seu papel de rádio verdadeiramente comunitária, fez um trabalho de qualidade, transmitindo todas as noites com André Nílton, Cida, Laís, Émerson e trazendo informações do centro da cidade onde as atividades culturais estavam sendo realizadas e nos estúdios, o comunicador Iradilson Lúcio ficava no plantão interagindo com a turma e todos os ouvintes.
O diretor de Cultura Edicarlos Soares (Êdi de Carroça), que também é filho de sambadores, disse em entrevista a rádio Independente FM que "come samba com farinha", ainda mais: "enquanto eu estiver à frente da Cultura, não vai faltar samba na Semana Cultural, afinal o samba corre nas minhas veias", completou.
No final da noite houve a apresentação do grupo ichuense Trilha Sonora formada pelos músicos Bito, Célio, John, Aldeon e Xarope que animaram o resto da noite de sábado (dia 30 ) e início da madrugada do domingo (dia 31 de Julho) tocando e cantando grandes clássicos da MPB (Música Popular Brasileira) e um repertório bem diversifando com um grande estilo musical.
Comentários
Postar um comentário