Tartarugas aparecem bastante debilitadas em Porto Seguro.

Cerca de 23 tartarugas marinhas apareceram perambulando na região de Porto Seguro, distante cerca de 707 quilômetros de Salvador. Elas estão sofrendo muitas amarguras, privações e bastante debilitadas. São sete animais jovens e 16 filhotes que começaram a aparecer desde a última terça-feira, dia 26 de Julho.

Os filhotes encontrados são da espécie tartaruga-de-pente, A Tartaruga-de-Pente cujo nome tem origem porque seu casco era usado para fabricar pentes, além de armações de óculos entre outros artefatos, tem a carapaça formada por escamas marrons e amarelas, sobrepostas, a boca lembra o formato de um bico de gavião, ela é considerada a mais bonita das tartarugas marinhas e são conhecidas cientificamente como Eretmochelys imbricata possui a aparência típica de uma tartaruga marinha. Tal como os demais representantes de sua família, apresenta um corpo em formato plano e seus membros em forma de barbatanas, adaptados para a natação. As tartarugas-de-pente adultas geralmente atingem entre 60 e 100 centímetros de comprimento e pesam entre 43 e 80 quilos, em média. A tartaruga-de-pente mais pesada a ser capturada tinha 127 quilos. O casco, ou carapaça da tartaruga, tem um fundo laranja com uma irregular combinação de faixas claras e escuras, com predominância das cores marrom e preto radiando para os lados.

Segundo o grupo PAT Ecosmar (Projeto Amiga Tartaruga), os animais estão magros, fracos, debilitados e não conseguem mergulhar, o que impossibilita a alimentação.

A suspeita mais provável é que os animais sofram de doenças causadas pela presença de lixo no estômago e no intestino ou pelo choque térmico causado por correntes de águas frias. Eles estão sendo olhados com muito carinho e atenção e estão sendo bem cuidados e a previsão é de que logo retornarão ao mar.

Fonte: Tribuna da Bahia.


Comentários