Aproveitando a ideia de Vila Cardoso em Caldeirão Grande - Comunidades de Ichu exigem sinal de celular

Os moradores do povoado de Vila Cardoso, conhecido como Km 30, pertecente ao município de Caldeirão Grande, situado a 333 quilômetros de Salvador, estão revoltados com a ausência das operadoras de telefonia movel no local. Para eles, as grandes operadoras esqueceram que o povoado também faz parte do Brasil e, em protesto, colocaram uma placa às margens da BR 407 para mostrar sua indignação por não poderem se comunicar através de celulares. A procura de respostas, os moradores se questionam: "até quando continuaremos nessa situação?".

Aproveitando a oportunidade devemos lembrar também o caso de Ichu, município baiano situado a 178 quilômetros de Salvador, que mesmo pequeno, com apenas 128 quilômetros quadrados e uma população de pouco mais de 5 mil habitantes não tem cobertura de telefonia móvel para todo o município deixando os moradores sem comunicação.

O município de Ichu conta atualmente com a operadora Claro que dispõe de uma torre de aproximadamente 68 metros de altura, instalada na sede. Ela retransmite o sinal dentro da cidade e em algumas comunidades mais próximas. Em relação as outras operadoras, torna-se um verdadeiro martírio para quem necessita realizar uma ligação.

Caso o usuário de celular seguir para diversas outras comunidades ele vai perceber que infelizmente o sinal da Claro enfraquece bastante ou até mesmo deixa de existir.

Podemos destacar as comunidades de Casa Nova e Nova Esperança que estão totalmente ilhadas se observarmos o ítem telefonia móvel.

Em Nova Esperança para conseguir um pouco de sinal da Claro é necessário subir em uma escada, 1º andar de casas ou seguir até o campo de futebol que fica próximo a saída para a comunidade de Grota Funda.

Na comunidade de Casa Nova a situação é muito pior. Verificamos que em frente ao Bar de Antonio de Senhor e ao comércio do Senhor Orlando, conseguimos fazer ligação com a operadora Claro, embora, cortando a voz e exigindo que a pessoa fique estática para concluir.

Este problema não é peculiaridade de Casa Nova e Nova Esperança, pois, na comunidade da Barra você tem que procurar o melhor ponto. Já conseguimos realizar ligações no povoado de Barra em frente ao Centro de Abastecimento e ao prédio da Escola Hildebrando Cedraz. Na comunidade do Consolo que fica a apenas 2 quilômetros da sede o sinal existe, mas com péssima qualidade.

Fonte: Repórter André Luiz com adaptação de Iradilson Lúcio.

Comentários