Rapadura de licuri de escola é alternativa para merenda escolar em Miguel Calmon


Motivados pela professora Erica Ana Pinto, alunos da Escola Polivalente de Miguel Calmon, município baiano situado a 360 quilômetros de Salvador, desenvolveram um projeto para melhorar a composição da merenda escolar do município. Criaram a rapadura feita à base de licuri, que segundo a aluna Samra Vieira, de 15 anos, uma das idealizadoras da experiência, é mais nutritiva e não deixa de ser saborosa. O projeto está exposto no Galpão de Ciencia e Tecnologia, que acontece até o dia 23 de Outubro em diversos pontos da cidade.


Samara explicou que a ideia é incluir o produto para melhorar a qualidade da merenda escolar do município. “O valor nutricional do licuri é alto. Por isso, queremos incentivar o consumo. Além disso, o desenvolvimento desse produto é bastante simples, o que pode contribuir para a geração de renda de muitas famílias”, afirmou a estudante.


“Foram muitas tentativas e um trabalho árduo até chegar à fórmula ideal. O resultado deixou todos muito felizes”, destacou a professora Érica Ana.


O projeto dos estudantes de Miguel Calmon, além de ter sido selecionado para estar no Galpão de Ciência e Tecnologia, estará na Feira Jovem, que vai acontecer em Olinda (PE), entre os dias 26 e 28 de outubro. “Ficamos surpresos com a notícia. Será muito bom poder apresentar esse projeto em outro Estado”, comemorou Samara.


O Galpão de Ciência e Tecnologia, instalado no estacionamento do Shopping Iguatemi, reúne 65 projetos de escolas da rede estadual de ensino de diversas regiões da Bahia. Rogério Lima, coordenador de democratização da ciência do Instituto Anísio Teixeira (IAT), explica que os trabalhos expostos foram selecionados em feiras de ciências realizadas em 144 municípios.


Desses 65 projetos, quatro serão selecionados para participar da Febrace (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia), que vai acontecer em São Paulo no ano que vem. Uma comissão passou os últimos dois dias (segunda e terça-feira) avaliando os trabalhos.

Fonte: Interior da Bahia.

Comentários