Vitória sai na frente, vacila e perde para a Portuguesa no Canindé e com o resultado, a Lusa agora é Série A.

Se um triunfo sobre o melhor time da Série B daria confiança ao Vitória na tarefa de terminar a competição no G-4. Irregular durante o torneio e também na partida, o Rubro-negro baiano perdeu para a Portuguesa na noite terça-feira, dia 18 de Outubro por 3 a 2, no Canindé, de virada, e viu suas chances diminuerem ainda mais para o acesso a Série A em 2012.

A derrota derruba o time baiano para o 9º lugar, mas a distância para o G-4 permanece de seis pontos, já que o quarto colocado Americana perdeu seu jogo também, beneficiando assim a equipe baiana. O Vitória tem 44 pontos, restando sete jogos para terminar a Série B. Com o triunfo, a Lusa dispara na liderança com 64 pontos, 11 à frente do segundo colocado, e está matematicamente na elite do futebol brasileiro. Na próxima rodada, o Vitória encara o Náutico, no Barradão, enquanto a Portuguesa visita o Americana.

O Vitória não se intimidou com o fato de enfrentar a líder Portuguesa no domínio do adversário e, mais organizado taticamente, começou melhor a partida. Aos 11, Fábio Santos saiu livre na área e fuzilou, mas o goleiro Weverton fez boa defesa. Aos 14 minutos do primeiro tempo, festa da torcida do Vitória. Após boa enfiada de Preto, Gilberto dominou na grande área e bateu de direita, na saída do goleiro paulista para abrir o placar.

A Lusa, no entanto, não sentiu o baque. Com tranquilidade, o time reagiu aos 24 minutos, quando Edno tabelou com Marcelo Cordeiro pelo lado esquerdo e o lateral chutou cruzado. Livre de marcação na pequena área, Henrique só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes. O Vitória caiu de produção, a Portuguesa foi para cima e conseguiu ampliar ainda no primeiro tempo. Aos 37 minutos, após cobrança de escanteio, Leandro Silva subiu sozinho e estufou as redes do goleiro Douglas: 2 a 1.

O Vitória parecia sentir o ritmo mais dinâmico do rival no início do segundo tempo, mas foi para cima e equilibrou o jogo. Aos 16, Xuxa acertou a trave de Weverton. Aos 24 minutos, o goleiro da Lusa parou novo chute do meia rubro-negro. Aos 27, Nino tirou em cima da linha cabeçada de Renato. O jogo era lá e cá, mas as duas equipes não conseguiam concluir com eficiência, apesar das chances.

Aos 39 minutos, a Portuguesa acabou com as esperanças de empate do Leão e mostrou por que é o melhor time da Série B. Artilheiro do time, Edno recebeu dentro da área e bateu colocado, bonito, sem chances para o goleiro Douglas. O Vitória ainda reagiu. Aos 42, Maurício aproveitou cruzamento e, de cabeça, diminuiu o placar. Aos 45, Fábio Santos desperdiçou ótima chance ao cabecear para fora sozinho na área.

Portuguesa 3 x 2 Vitória - 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data: 18/10/2011
Local: estádio Canindé
Árbitro: Suelson França Medeiros (RN)
Assistentes: Eduardo Lincoln (RN) e Flávio Barroca (RN)

Portuguesa: Weverton; Luís Ricardo, Leandro Silva (Renato), Rogério e Marcelo Cordeiro; Boquita, Marco Antônio, Guilherme e Henrique; Ivo (Raí) e Edno. Técnico - Jorginho

Vitória:
Douglas; Nino Paraíba, Maurício, Jean e Fernandinho (Felipe); Neto Coruja, Zé Luís (Xuxa), Preto (Neto Baiano), Gilberto e Geovanni; Fábio Santos. Técnico - Vágner Benazzi

Fonte: Redação do Correio.

Comentários