Vitória vence com dois gols de Marquinhos e se aproxima do G4.

O caminho para retornar à elite do futebol brasileiro está ficando cada vez mais perto da Toca do Leão. Na tarde deste sábado, dia 22 de Outubro no Barradão, o Vitória venceu o Náutico por 3 a 2, em partida válida pela 32ª rodada da Série B, e agora está coladinho no G4. Apenas três pontos separam o Americana, quarto colocado, do rubro-negro baiano, agora na 8ª posição, com 47 pontos. Na próxima rodada, dia 29 de Outubro, o Leão encara o Boa Esporte, fora de casa, no chamado duelo de seis pontos.

Ao contrário do que a torcida pôde acompanhar nos últimos jogos, o Vitória entrou em campo com uma formação mais ofensiva. Geovanni e Gilberto, ambos atuando como meia, enquanto o atacante Marquinhos, recuperado de lesão, retornou ao time ao lado de Fábio Santos. Do outro lado, dando sinais que um empate seria bom resultado, o Náutico entrou em campo com apenas um homem na frente, com cinco jogadores para congestionar o setor de criação. Deu certo. Nos primeiros 20 minutos de bola rolando nenhuma das equipes conseguiu criar qualquer oportunidade de abrir placar. O lance mais perigoso aconteceu aos 6. Geovanni cobrou falta na grande área e o zagueiro Gabriel Paulista, supresa do time titular, cabeceou com firmeza acertando o travessão da meta de Gledson.

Aos 19 minutos do primeiro tempo, em lance de bola parada e com a ajuda do "apito amigo", o Leão tirou o 0 do placar. Nino Paraíba cruzou e Fábio Santos, ao tentar cabecear, caiu sozinho na grande área. O árbitro "inventou" um pênalti e ainda por cima amarelou o lateral do Náutico Peter, prejudicando a equipe pernambucana. Na cobrança, o própria camisa 9 bate colocado e abriu o placar no Barradão. Mesmo em desvantagem no placar o time pernambucano só foi assutar o goleiro Douglas, aos 30 minutos. Eduardo Ramos pegou a sobra de bola na quina da grande área, pelo lado esquerdo, e chutou colocado pela linha de fundo. No último lance da primeira etapa, aos 46, Eduardo Ramos foi até a linha de fundo cruzou rasteiro para Nilson, que desperdiçou uma boa chance.

O Náutico voltou para o segundo tempo mais ousado. O atacante Rogério, que entrou no lugar do volante Nilson, não demorou muito para mostrar serviço. Aos 3 minutos, o camisa 18 invadiu a grande área e chutou cruzado, mas pela linha de fundo. Não só deu velocidade ao time pernambucano como também marcou o gol de empate. Aos 7 minutos, o volante Éverton fez um belo lançamento para o meio da grande área e achou o atacante, livre de marcação. Com tranquilidade, Rogério só testou no canto esquerdo Douglas para deixar tudo igual no Barradão. O time baiano logo tentou reagir.
Neto Baiano dominou de costas para Ronaldo Alves, girou e chutou cruzado para boa defesa de Gledson. Aos 12, o rubro-negro assustou novamente. Após cobrança de escanteio, Neto Baiano ajeitou de cabeça e o zagueiro Jean, dentro da pequena área, testou muito fraco nas mãos de Gledson. O segundo gol estava só amadurecendo. Um minuto depois Neto Baiano fez o trabalho de atacante de beirada, pelo lado esquerdo, e cruzou na medida para Marquinhos. Com muito estilo e tranquilidade, o atacante do Leão, que esteve de fora das últimas partidas por conta de uma lesão, dominou de perna direita e sem deixar cair bateu de esquerda para botar o Vitória, novamente, na frente do marcador. A estrela do camisa 11 brilhou mais uma vez aos 18. Fernandinho puxou contra-ataque rápido e tocou para o atacante. Ele dominou na entrada da área, olhou para o goleiro e tocou por cobertura. Um golaço. Vitória 3 a 1. O técnico Waldemar Lemos deixou o Timbú, teoricamente, mais ofensivo. Deixou três atacantes em campo mas sem sucesso. O Vitória, sabendo usar à experiência dos jogadores Geovanni e Lúcio Flávio, apenas controlou as ações da partida até o minutos finais sem grandes dificuldades. Contudo, aos 43, uma surpresa. Kieza fintou Geovanni e chutou cruzado, com desvio de Jean. Antes da bola entrar o atacante Rogério desviou e marcou o segundo gol dele no confronto. Aos 46, o árbitro Marcelo Henrique viu uma agressão do atacante Neto Baiano em cima do zagueiro Ronaldo Alves e o expulsou.

Vitória 3 x 2 Náutico
Data: 22/10/2011
Local: Barradão, em Salvador.
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Francisco Pereira de Sousa (RJ) e Antônio de Sousa Parreão
Cartões amarelos: Preto (Vitória) / Lenon, Eduardo Ramos e Peter (Náutico)
Cartão vermelho: Neto Baiano (Vitória)
Gols: Fábio Santos e Marquinhos (2x) (Vitória) / Rogério (2x) (Náutico)

Vitória: Douglas; Nino, Jean, Gabriel Paulista e Fernandinho; Uelliton, Preto, Geovanni e Gilberto
(Renan Silva); Marquinhos (Lúcio Flávio) e Fábio Santos (Neto Baiano). Técnico: Vágner Benazzi.
Náutico: Gledson; Peter, Ronaldo Alves, Marlon e Philip (Auremir); Éverton, Élton (Paulo Sérgio), Nilson (Rogério), Lenon e Eduardo Ramos; Kieza. Técnico: Waldemar Lemos.
Fonte: BN Notícias.

Comentários