Confira o que aconteceu no Independente Notícias de Hoje dia 14 de janeiro de 2013

  Veja o que aconteceu no Independente Noticias da ultima Segunda Feira 14/01/2013.



(SEGURANÇA)

Guarda Municipal vem recebendo treinamento da Polícia Militar:


A Guarda Municipal de Ichu-BA, vem recebendo instruções por parte da Polícia Militar, sobre Direitos e Deveres, baseado na Lei que os ampara no seu artigo 144 da Constituição Federal. Iniciado no início de dezembro, o treinamento tem como objetivo preparar os guardas municipais para um relevante atendimento ao público, Postura e ética no serviço e fora dele, a vigilância e a execução na proteção dos bens públicos e suas instalações, a identificação e abordagem a pessoas estranhas, etc.



A Guarda Municipal tem muita importância para o Município, já que ela é força auxiliar da Polícia Militar, conforme afirmação do Sargento PM Lucas, Comandante do Pelotão da PM em Ichu, que de forma voluntária vem contribuindo para o aprimoramento dos Guardas e elaborando mais alguns cursos e palestras para melhor qualifica-los. 



Dentre as temáticas estão; Primeiros socorros, Defesa Pessoal, Direitos Humanos, técnicas de abordagens e aptidão física.



O Comandante do destacamento da PM de Ichu, sargento Djalma Lucas, ressaltou que o treinamento é essencial e precisa dar continuidade visto que teve interrupção no período das festas de fim de ano. Ele disse ainda que para concluir a grade curricular serão necessários mais uns 90 dias de treinamentos, conforme pontuou o comandante Djalma Lucas.



Empresa Sinal Vida começa a instalar placas de sinalização na BA 233


A Empresa Sinal Vida iniciou na segunda-feira, 07, a instalação das placas de sinalização vertical na BA 233 ligando Ichu a Serrinha. De acordo com o senhor Pedro Bernardo ao longo dos 21 km será instalado em torno de 600 itens entre placas e tarjas sinalizadoras.



Bernardo disse ao AL Notícias que o processo é criterioso e que por isso deverá demorar uns 20 dias para que os trabalhos sejam concluídos. Com as placas sinalizadoras será possível trafegar com mais segurança pela BA que está sendo considerada como uma das mais perigosas da região, em virtude das diversas curvas sinuosas existentes em todo trajeto.



Além das placas está sendo montado o monumento que demarca o início da BA 233, ou seja, o chamado Marco Zero. Nele deverá ser instalada a placa a ser utilizada no dia da inauguração. (André Luiz – AL NOTÍCIAS)



Moradores do conjunto José Carneiro  situado no  bairro Cortiço reclamam da falta de segurança no bairro:

Segundo denuncias de moradores do conjunto José Carneiro de Almeida que não quiseram ser, identificados, eles estão com medo de sair das suas casas a partir das 19 horas, pois eles alegaram para nossa equipe que a partir deste horário muitos jovens ficam nas ruas consumindo drogas pesadas, e álcool.



Conforme a denuncia, eles chegam a ficar até as madrugadas em frente às residências tirando o sono das famílias. Os moradores temem que a situação piore; pois o medo toma conta principalmente das mulheres já que muitas delas trabalham e chega com a noite em suas casas. Eles estão implorando a presença da Policia Militar no bairro Cortiço, e que façam rondas a noite, já que antes quando passava a viatura o bairro era mais tranquilo e eles se sentiam seguros, garante um morador.



Outro morador que também pediu para não ser identificado, disse que muitos deles ficam até tarde, em frente às residências consumindo bebidas alcoólicas tirando a paz e o sossego das famílias, já que os mesmos voltam brigando depois que estão embriagados.



Comenta-se que já houve até tiros a noite, informações que até o momento a pessoa não soube nos informar a veracidade do fato, mais garante, “se a polícia não começar agir, que a coisa pode piorar e quem sabe acabar com uma tragédia anunciada”, pontuou o morador. (Por Gil Santos)



Vergonha - Viatura da Polícia Militar é levada para Serrinha mais uma vez:

Mais uma vez a população ichuense fica sem a Viatura da Polícia Militar, e com isso cabe lamentarmos muito o descaso que o comando do 16º BPM/Serrinha tem para com a população de Ichu.



No ultimo dia 25 de dezembro, a viatura da Polícia Militar de Ichu que estava servindo em Serrinha a 90 dias por determinação do subcomandante Pedreira da 16ªBPM, foi devolvida a Ichu o que deixou a população muito feliz. Felicidade que só durou 13 dias, já que segundo o livro de ocorrências do pelotão de Ichu, consta que as 17h40min do dia 07 de janeiro a viatura mais uma vez foi levada para Serrinha por determinação do mesmo subcomandante.



Nossa equipe de reportagem procurou o prefeito Antônio George para comunicar o fato e o mesmo ainda não estava sabendo, entretanto, nos garantiu que terá uma audiência com o deputado Bira Coroa PT na segunda-feira,14 em Salvador e que este assunto seria tratado como uma das prioridades e que reivindicaria a permanência da viatura de Ichu na cidade.  



Conforme relatos de pessoas ligada a segurança pública, a população de Ichu, precisa se mobilizar em relação este fato, já que em Ichu as ocorrências como arrombamentos e motoqueiros que andam fazendo acrobacias pela cidade são constantes e os policiais nada podem fazer por estarem a pé. Segundo a mesma fonte, cabe um processo coletivo contra o estado, mesmo sabendo que a culpa da falta da viatura não é do governo estadual, mas que isso provocaria uma abertura de sindicância para assim identificar o principal culpado desta situação constrangedora contra a população, pontuou a fonte.

(Por Valdir Carneiro)  

  


(POLÍTICA)


Prefeitura Municipal de Ichu inicia recadastramento de servidores:


Buscando fazer um levantamento de todo quadro funcional do município, a Prefeitura Municipal de Ichu iniciou na segunda-feira, 07 de janeiro, o recadastramento de todos os servidores.



Cada servidor deverá se dirigir à Secretaria ou setor onde está lotado, munido de documento com foto e cópia do contracheque para preenchimento da ficha funcional.



Conforme a portaria expedida pelo Prefeito George Ferreira o recadastramento é pessoal e obrigatório, ou seja, o funcionário que não comparecer poderá sofrer sanções administrativas. Todos os servidores têm 40 dias a contar de hoje para cumprir esta determinação. (Por: André Luiz – AL Notícias)

Vereadora Geovana inova e ouve comunidade para pautar o seu mandato:


Mesmo sendo o seu primeiro mandato, a Professora Geovana Márcia que foi eleita vereadora no município de Ichu em outubro do ano passado, deu uma tacada de mestre ao convidar a comunidade para discutir a sua forma de atuação parlamentar durante esses quatro anos.


O encontro aconteceu na noite desta quinta-feira, 10, na sede da Câmara de Vereadores e contou com a participação de filiados do Partido da República, agremiação a qual Geovana é filiada e também de correligionários, familiares e imprensa.



José Gonzaga Presidente do PR deu boas vindas ao público presente e falou da importância daquele encontro para a boa atuação da vereadora.



Convidando a todos para ficar de pé a edil e anfitriã do evento pediu que fosse lido em uníssono a mensagem “Palavras” que tratava de lealdade, egoísmo, inveja, amor, sorriso, mentira, humildade, mágoa, conhecimento e confiança.



Ela procurou fazer uma reflexão sobre a necessidade de eliminar as coisas ruins, os pensamentos errados para que predominassem as vertentes do bem  e da boa convivência.



Rosimeire fez  a leitura de um texto que explicava o  verdadeiro papel do vereador e de como ele (a) deve atuar na luta em defesa dos interesses do coletivo.

Indo para a prática Geovana disse que essa ideia surgiu em um encontro religioso que teve em outro município e por lá tomou conhecimento de um parlamentar que havia realizado algo deste tipo e que por isso achou pertinente fazer o mesmo.


Gei como é conhecida a vereadora lançou os temas e foi ouvindo opiniões para formar um conjunto de sugestões e assim pautar o seu mandato.



Gestão Ética - Um dos pontos bastante discutido foi sobre a ética durante a gestão, ou seja, como  agir durante as sessões a fim de não tornar constrangedoras determinadas situações.



Foi muito criticada a atitude de certos vereadores que durante a sessão atendiam celulares, saíam para fumar, não davam atenção para quem estava na plenária e a troca de ofensas entre eles. Fazer cumprir as Leis que são aprovadas, criar blog, leitura de projeto por parte dos parlamentares antes de ser votado e aprovado também entraram neste momento.



Por fim foi resumido que Geovana cumprindo o que prometeu durante a campanha, estará sim agindo com ética e com respeito aos compromissos assumidos.



Investimentos nas Políticas Sociais - Destacou-se que é preciso defender a boa aplicação dos recursos destinados aos  programas e projetos sociais. Esse assunto foi discutido pelo fato de no município existirem vários projetos  e  muitos deles não são fiscalizados corretamente, a exemplo da lista de beneficiários que dificilmente os vereadores têm acesso.



Igualdade entre homens e mulheres e na questão racial - Durante o seu pronunciamento no dia da posse (1º de janeiro), Geovana fez questão de exigir que a questão de gênero fosse respeitada e que a partir daquele momento todos pudessem observar que agora o legislativo ichuense é formado por homens e mulheres.



Sendo assim no seu mandato a valorização da mulher e a busca pela igualdade será posto em prática.

Oficinas, fóruns e palestras de conscientização foram sugestões apresentadas. Acrescentaram a necessidade de incentivar o empreendedorismo e a inserção da mulher na política.



Sobre a igualdade racial destacaram que deve ser trabalhado este tema nas escolas não só no período da Consciência Negra (Novembro), ou seja, o assunto terá que fazer parte do cotidiano dos estudantes e da sociedade.



Compromisso com os deficientes, crianças, adolescentes e idosos - Dotar o município com mecanismos que ofereçam proteção para este público é uma das preocupações da vereadora Geovana.

Em Ichu existem vários locais com problemas de acessibilidade o que dificulta a vida dos portadores de necessidades especiais.



Como solução foi sugerido que entidades como APAE e Centro São João de Deus recebessem mais apoio e que outras fossem criadas com o mesmo objetivo.



Para os idosos pediram a reativação de grupos como o Valiosidade que conseguia melhorar e muito a qualidade de vida do pessoal da terceira idade.



Já para as crianças, adolescentes e jovens, acrescentaram que a parlamentar deveria lutar pela revitalização dos espaços de lazer como parques infantis, clubes, criação de bandas filarmônicas e de fanfarra.



Envolvimento com os Movimentos Sociais - Acostumada a participar dos Movimentos Sociais, Geovana disse que vai continuar com este trabalho e que atuará também junto aos conselhos municipais para que eles possam de fato cumprir com o seu papel.



Presente no evento a Professora Enilda Almeida ressaltou que mesmo não estando na pauta do encontro, era necessário que Gei acompanhasse as nomeações que acontecem na câmara, pois na verdade deveria ser realizado concurso público para provimento dos cargos existentes na casa de leis.

Concluída a discussão e colhidas as ideias ficou definido que o slogan do mandato da nova vereadora será “Ação Participativa”. Este slogan foi uma sugestão do Repórter Valdir Carneiro.



Geovana voltou a surpreender e informou que convidou o comunicador da Rádio Independente Emerson Pablo para atuar como seu assessor.



Para ela, Emerson tem o perfil ideal e será o seu parceiro nas discussões de projetos, nas visitas as comunidades e poderá lhe substituir em alguns momentos quando não puder estar presente.

Conforme a vereadora a contratação de Emerson foi de forma legal e com orientação do setor jurídico.



Para finalizar a Professora Nilzete leu um texto reflexivo e logo depois, o Padre Jairo proferiu uma palavra de fé e de esperança desejando um bom mandato para a vereadora e todos os seus colegas.



DETALHE: Demostrando humildade o vereador da oposição Willian Gonçalves (PSDB) disse que tomou conhecimento do encontro através do site AL Notícias. Wly parabenizou Geovana pela ideia brilhante e disse que fez questão de participar por entender que independente de lado político, eles são companheiros e lutam pelo mesmo objetivo que é lutar pelo município de Ichu.

Em entrevista para o Repórter André Luíz, José Gonzaga (Presidente do PR) e Geovana Márcia falaram do encontro e da expectativa para o mandato de George Ferreira. (Por André Luiz – AL NOTÍCIAS) 

Entrevista com Gonzaga // Repórter André Luiz


  Entrevista com Geovana // Repórter André Luiz 


 


PSL Municipal a um passo de trocar de SIGLA Partidária:


Depois de uma reunião realizada no final da tarde de sábado dia 12, com o vice-prefeito de Conceição do Coité e presidente Municipal do PMDB Alex Lopes mais conhecido como Alex da Piatã, o PSL de Ichu está a um passo de migrar para o PMDB, Sigla partidária de Gedel Vieira Lima e Lúcio Vieira Lima, este ultimo por sua vez, presidente estadual do PMDB.


A reunião aconteceu na residência do senhor Hamilton José Carneiro, vice presidente do PSL em Ichu e contou com a participação do prefeito Antônio George, o presidente do PSL em Ichu Josemilto Carneiro “Bobó”, o secretário de Agricultura de Ichu Antônio da Silva “Chiba”, o secretário de Comunicação e Relações Institucionais de Conceição do Coité Valdemí de Assis, representante comunitário, militantes e filiados do PSL Municipal.

Embora o principal objetivo da reunião seja a troca da Sigla Partidária (PSL por PMDB), alguns assuntos foram mencionado na reunião, como por exemplo a parceria entre os prefeitos de Ichu e Coité para se construir uma Barragem de grande porte no Rio Tocó para beneficiar os dois municípios. Tanto o prefeito George como o vice-prefeito de Coité Alex se propuseram colocar esta ideia em prática e no mesmo momento Valdemí de Assis se comprometeu elaborar o documento com a solicitação assinadas pelos dois prefeitos pedindo o estudo imediato deste projeto. Este documento ficou para o próprio Valdemí entregar esta semana no encontro que terá com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).


Sobre a troca de Sigla, Alex pediu a Bobó, presidente do PSL que elaborassem os cinco (5) nomes para compor a bancada Municipal e assim que estiver tudo pronto, que marcaria uma outra reunião, desta vez com a presença do presidente do PMDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima para concluir os trâmites legais e marcar um ato de filiação. Segundo Alex, o PMDB tem interesse em Reativar o partido em Ichu que a seis (6) anos se encontra inativo, no entanto, precisa de representatividade, ou seja “VOTOS” para as eleições Estaduais e Federais o que foi concordado por todos do PSL. 



Na avaliação final da reunião, Alex disse que ficou bastante satisfeito já que segundo ele encontrou um grupo bem organizado. 

Ele disse ainda que a semente foi semeada e que acredita que já já estará colhendo e prometeu  que o PMDB vai fazer muito por Ichu e que daqui a alguns anos vai conseguir trazer algum benefício para que este encontro possa ter valido apena. 

"tudo isso aqui só vai valer apena mesmo, se alguma coisa boa o PMDB trazer para cá, porque se não nada valeu", concluiu Alex.



O presidente do PSL municipal Bobó, também achou positiva a reunião, segundo ele as palavras de Alex convenceu a todos e ainda deu uma esperança para quem estava desacreditado dentro do PSL. Já falando como PMDB, ele disse que agora ele acredita que serão melhor representados visto que o tal partido é grande e que neste simples encontro já saiu boas propostas possíveis de se realizar, Bobó se referia a busca da barragem para o Rio Tocó que ficou bem adiantado.



Além da busca pela construção da barragem no Rio Tocó, Bobó também falou em entrevista de outros benefícios que podem vim para o nosso município com a reativação do PMDB e com Alex como parceiro do povo Ichuense. 



Vamos conferir com exclusividade a entrevista com Josemilto Carneiro o Bobó, presidente do PSL no município, logo após a reunião.

 Entrevista com Bobó // Repórter Valdir Carneiro




(EDUCAÇÃO)


Aviso - Matrículas na Rede Municipal de Ensino se iniciam hoje a partir das 14 horas:


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Ichu informa aos pais de alunos que as matrículas para a Rede Municipal de Ensino serão iniciadas a partir das 14 horas de hoje dia 14 de janeiro diretamente nas escolas para os alunos da sede.

As matrículas na zona rural serão iniciadas a partir do dia 21 de janeiro também na própria escola.
(Do AL NOTÍCIAS) 


Para falar sobre assuntos voltado a área de educação, o repórter André Luiz entrevistou ao vivo Renato Adelino, ele que estava representando a Secretária Débora Mascarenhas.


Estudantes de Ichu e outras cidades Baianas prestam vestibular neste domingo e Segunda feira:

Entrar numa faculdade tem sido um sonho de milhares de pessoas em especial os Jovens que pensam em ser bem sucedido na vida. Isso é o que vem acontecendo com os jovens de Ichu que tem sempre a busca pelo saber como um dos seus objetivos de vida e esse sonho  vem se concretizando a cada dia ficando bem perto de todos.



Neste domingo dia 13 de janeiro de 2013 e Segunda feira dia 14, centenas de pessoas de várias cidades da Bahia inclusive de Ichu se deslocaram a outras cidades onde se localiza um campus UNEB (Universidade do Estado da Bahia) para dar um passo a uma faculdade.



Na Região do Sisal os estudantes tem as cidades de Conceição do Coité e Serrinha como opções de campus para cursarem. Em Serrinha os cursos oferecidos são: Administração, Geografia, Pedagogia e em Conceição do Coité: Comunicação Social - Radialismo, História, Letras e Inglês.



Um pouco da História da UNEB

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi criada em 1983. Trata-se de uma instituição pública gratuita mantida pelo governo baiano. A instituição possui 29 departamentos na capital do estado, Salvador, e 24 centros regionais de médio e grande porte.

Campus I: Rua Silveira Martins, 2.555, Cabula - Salvador/BA.

Campus II: Rodovia Alagoinhas-Salvador, BR-110, Km 03 - Alagoinhas/BA.

Campus III: Av. Dr. Chastinet Guimarães, s/n, São Geraldo - Juazeiro/BA.

Campus IV: Av. J.J. Seabra, 158, Estação - Jacobina/BA.

Campus V: Lt. Jardim Bahia, s/n, Jardim Bahia - Santo Antônio de Jesus/BA.

Campus VI: Av. Contorno, s/n, Gravatá - Caetité/BA.

Campus VII: Rodovia Lomanto Jr. BR 407, Km 127 - Senhor do Bonfim/BA.

Campus VIII: Rua da Gangorra, 503, General Dutra - Paulo Afonso/BA.

Campus IX: Rodovia BR 242 Km 04, Lt. Flamengo - Barreiras/BA.

Campus X: Rua SS s/n , Jardim Caraípe - Teixeira de Freitas/BA.

Campus XI: Rua Álvaro Augusto s/n, Rodoviária - Serrinha/BA.

Campus XII: Lt. Ipanema s/n, Ipanema - Guanambi/BA.

Campus XIII: Rua Dr. Orman Ribeiro dos Santos s/n, Barro Vermelho - Itaberaba/BA.

Campus XIV: Av. Luís Eduardo Magalhães s/n, Jaqueira - Conceição do Coité/BA.

Campus XV: Rua do Arame s/n, Tento - Valença/BA.

Campus XVI: Rua Tiradentes, 54, Arnóbio Batista - Irecê/BA.

Campus XVII: Av. Agenor Magalhães s/n, Amaralina - Bom Jesus da Lapa/BA.

Campus XVIII: Praça Centauro, 305, Centauro - Eunápolis/BA.

Campus XIX: Rodovia BA 512 Km 15, Polo Petroquímico, Santo Antônio - Camaçari/BA.

Campus XX: Av. Lindolfo Azevedo Brito, 1.170, Rodovia Brumado-Livramento - Brumado/BA.

Campus XXI: Av. Getúlio Vargas, 769, Centro - Ipiaú/BA.

Campus XXII: Rua Enock Canário de Araújo s/n, Jeremias - Euclides da Cunha/BA.

Campus XXIII: Rua Padre Justiniano Costa s/n, Boa Vista - eabra/BA.

Campus XXIV: Rua Professor Carlos Santos, 601, Zona do Hospital, Centro - Xique-Xique/BA.

A Equipe do Independente Notícias deseja a todos os cursando, muito sucesso em sua jornada em busca de mais uma realização de seus sonhos! (Por Cida Carneiro)



CETEPS Serrinha abre vagas para cursos profissionalizantes

A Secretaria da Educação realizará até o dia 23 de janeiro, as inscrições para os cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual. Serão ofertadas 11.040 vagas para os Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional na capital e interior, na forma de articulação subsequente. Isso significa um incremento de 48,7% no número de vagas em relação a última oferta de 2012. Além disso, dois novos cursos estão sendo ofertados: Técnico em Farmácia e Técnico em Cuidados de Idosos. A oferta contempla 61 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional localizados em 62 municípios dos 27 Territórios de Identidade. 



O CETEP sisal, antes conhecido como Colégio Estadual José Maria de Magalhães Netto, localiza-se na zona urbana, Rua Araci S/N, bairro da Cidade Nova, Telefone/Fax (75) 3261-2331, na cidade de Serrinha – Ba, tem por missão, assegurar melhoria das condições educacionais, pela excelência de ensino que oferecemos aos nossos alunos, em um ambiente de respeito ao próximo e colaboração, bem como, de responsabilização social e individual.



Cursos técnicos como Edificações, Agroecologia, Mineração, Enfermagem, Informática entre outros vem sendo oferecidos em turmas subsequentes ( Estudantes que já concluiram o ensino médio)com  duração de 02 anos, aulas de segunda a sexta nos turnos Matutino, vespertino e Noturno, e turmas Prosub (Estudantes que estão no 1º ano do ensino Médio) e que pretendem cursar o técnico juntamente com o ensino médio, com duração de 04 anos.



As inscrições abertas para o primeiro semestre de 2013 que começa em abril foram abertas para os cursos de :

Curso

Turno

Semestre
Quantidade
TECNICO EM EDIFICACOES

Matutino

30
TECNICO EM SEGURANCA DO TRABALHO


Noturno

30






TECNICO EM MINERACAO

Noturno

30
TÉCNICO EM SERVIÇOS PÚBLICOS


Noturno

30
TECNICO EM INFORMATICA

Matutino

30






TECNICO EM INFORMATICA

Vespertino

30
TECNICO EM ANALISES CLINICAS


Noturno

30
TECNICO EM ENFERMAGEM

Vespertino

30



As inscrições serão feitas, exclusivamente, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

Esta é mais uma etapa da política pública de Educação Profissional da Bahia que visa a formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores para que atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado.



Como fazer a inscrição - Ao acessar a página de inscrição, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o município, o Centro Territorial e/ou Centro Estadual de Educação Profissional que quer estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2013.



Sorteio/Eletrônico - As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso à EP na Bahia por garantir igualdade de oportunidade para todos. O sorteio será realizado no dia 05 de fevereiro, às 15 horas, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), situado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães. Não será realizado Sorteio Eletrônico para os cursos cuja demanda de candidatos seja inferior ao número de vagas ofertadas.

Matrícula - A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2013. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos três por quatro e histórico escolar.



Texto adaptado pelo blog educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com.br e escrito por Cida Carneiro


(AGRICULTURA)


Agricultores familiares recebem boletos para pagamento do milho enviado pela CONAB:


A Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB começará a distribuir sementes de milho para ser utilizada como ração animal para dezenas de agricultores familiares de Ichu.



Segundo Cristiana Brito presidente do SINTRAFI os agricultores terão que se dirigir a sede da entidade até o dia 17 de janeiro para pegarem o boleto e fazer o pagamento a fim de garantir o recebimento das sementes.



Cristiana informou que cada agricultor pagará o seu boleto com valor proporcional a quantidade de animais existentes na propriedade.



Na próxima semana ela estará se dirigindo para Feira de Santana com o objetivo de se informar de quando haverá a entrega dos grãos. (AL NOTÍCIAS)





(COMUNICAÇÃO)

Presença maciça de comunicadores da Independente FM no 3º encontro de Radialista da região do sisal:

Neste domingo dia 13, a Rádio Comunitária Independente FM esteve muito bem representada no 3º encontro de Radialistas e Amigos da Imprensa da região do Sisal, que aconteceu no Espaço de Lazer Bola Show em Conceição do Coité.



No ano passado, o encontro aconteceu em Riachão do Jacuípe e naquela oportunidade, só André Luiz e Gil Santos estavam presente, este ano, no entanto, a Rádio esteve representada por seis comunicadores, sendo eles; André Nilton, André Luiz, Valdir Carneiro, Cida Carneiro, Neto Bandeira, Gil Santos e Nilson Freitas.



Todos ficaram satisfeito com o evento, onde puderam disputar o torneio, mesmo sem fazer bonito dentro de quadra já que perderam por 4X0, mas o importante mesmo foi que todos se divertiram e ainda puderam rever amigos e fazer novas amizades.



No 4º encontro que vai acontecer no ano que vem, Ichu foi sorteado para sediar o evento e a rádio Independente FM com certeza estará empenhada na organização, colaborando dentro das possibilidades para oferecer o melhor para o sucesso deste que é o maior evento de Radialista e demais meios de comunicações da Região Sisaleira. (Valdir Carneiro)





Comunicador da Independente tem trabalho reconhecido e será assessor parlamentar de vereadora:

O comunicador Emerson Pablo da Rádio Comunitária Independente FM de Ichu, foi anunciado na noite de quinta-feira 11 como assessor parlamentar da vereadora Geovana Marcia.



O anuncio aconteceu num encontro do PR realizado na Câmara municipal quando na oportunidade a vereadora reuniu a população ichuense para juntos discutir sua atuação no legislativo, uma iniciativa elogiado por todos que estavam presente, visto que este fato foi inédito em nosso município.



A escolha de Emerson como seu assessor parlamentar também foi mais uma inovação da vereadora já que em Ichu nenhum vereador tinha feito isso antes.



Emerson disse está muito feliz e agradeceu  pelo convite, segundo ele é muito ruim, depois de encerrar os estudos ter que acordar todos os dias sem ter o que fazer, mas que agora ele tem a certeza de que acordará e saberá para onde ir, Pontuou.



Emerson Pablo começou na rádio Comunitária em maio de 2011, apresentando junto com Cleide o programa estação independente que vai ao ar todos os sábados das 14 às 16 horas. Em janeiro de 2012 ele passou a apresentar o Encantos da Terra aos domingos das 06 às 08 horas.



Com a estreia do programa Jornalístico em 03 de dezembro, Emerson passou a apresentar o Independente Notícias junto com André Nilton todas as segunda-feira das 12 às 13 horas. Hoje ele apresenta os dois programas (Encantos da Terra aos domingos) e (Independente Notícias as segundas), além de ser um CORINGA nas demais programações que sempre substitui um comunicador quando acontece se ausentar.



Em entrevista para nossa reportagem Emerson garantiu que continuará normalmente na Independente FM e que sua função como Assessor Parlamentar não irá interferir na sua participação na Rádio já que ele trabalhará apenas em meio período que será das 08 às 12 horas, garante.

Confira com exclusividade a entrevista que Emerson concedeu ao repórter Valdir Carneiro.



Entrevista com Emerson // Repórter Valdir Carneiro




(GERAL)

Associação Comunitária do Largedinho realiza Reunião mensal com direito a muito alegria e diversão:

A associação Comunitária de Largedinho criada em 1973 esteve reunindo seus associados neste domingo, 13, para mais uma reunião mensal diferente.



Por lá houve confraternização entre os sócios com amiga secreta, samba de roda e muita alegria. Algumas pautas pertinente a Associação foram discutidas e contou com um número expressivo de participantes, entre sócios e amigos da Comunidade.



A repórter Cleide Carneiro do Independente Notícias esteve por lá e entrevistou o presidente e vice-presidente da Associação, que destacaram os trabalhos da instituição, eles também falaram como chegaram de sócio a direção e aproveitaram para falar também da Rádio Independente FM. Vamos conferir a entrevista com o presidente Luiz e o vice presidente Antônio de Amado. (Matéria de Cleide Carneiro)



Entrevista com Luiz e Antônio de Amado - Presidente e vice da Associação

Repórter Cleide Carneiro 




 Criadores de Ovelhas irão se reunir para tratar sobre ataques de cães:


Uma verdadeira matilha de cães vem dizimando os rebanhos de ovelhas do município de Ichu.



A situação ao longo dos anos só tem piorado e os criadores já não sabem mais o que fazer diante da insistência dos proprietários em criar os cães soltos pelas ruas e propriedades rurais.



Conforme o experiente criador Adalberto Hermenegildo, de 2008 pra cá mais de mil animais foram atacados pelos cachorros no município e nenhuma providência foi tomada por parte da polícia e das autoridades, mesmo depois de diversas queixas registradas.



Só no ano passado 18 ovelhas de minha propriedade foram atacadas, algumas morreram e outras ficaram com sequelas. No município em 2012 foram mais de 300 ataques relata o criador. Ele lembra que já aconteceu de em uma única vez os cachorros matarem 20 ovelhas além de deixarem um verdadeiro arraso na roça.



Para tentar encontrar uma solução,  no dia 28 de janeiro às 10 horas da manhã na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Ichu (SINTRAFI), haverá uma reunião com todos os criadores a fim de traçarem metas e assim cobrarem uma intervenção imediata por parte das autoridades. (Por: André Luiz – AL Notícias)

Sites consultados: AL NOTÍCIAS, Ichu Notícias, Interior Da Bahia, Calila Notícias e site da INDEPENDENTE FM

Comentários