Confira tudo que aconteceu no Independente Notícias do dia 31 de dezembro de 2012


Vestidos de papai e mamãe Noel, o casal Cidiclei e Luciene distribuíram cerca de 1.500 brinquedos Para crianças de Ichu no Natal
Representante Comercial e Artesã o casal José Cidiclei de Oliveira "Cid" e Luciene que carinhosamente é chamada pelas crianças de "TIA LÚ", proporcionaram na tarde de segunda-feira dia 24, véspera do natal, a alegria para centenas de crianças do município de Ichu.
O casal que são filhos de Ichu e residem em Salvador, realizou a entrega de brinquedos em frente a Igreja católica de Ichu e este trabalho aconteceu pelo segundo ano consecutivo.
Eles garantem que em quanto tiverem forças que continuará fazendo a alegria dessas crianças que como diz Cid, foram adotadas por eles nesta época do ano.
Cid disse ainda para nossa equipe de reportagem, que é com muito amor que vem realizando este trabalho e que o fato do casal não terem filhos motivou eles a tomarem esta iniciativa, e que isso aconteceu após uma conversa entre os dois, que em seguida colocou-se em prática.
Ainda segundo ele, assim como aconteceu a um ano atrás e agora neste ano que também tem dado certo, que com a fé em Deus que nos próximos anos será ainda melhor e que para ele é uma demonstração de que qualquer pessoa que tenha força de vontade pode fazer uma criança feliz.
Ainda de acordo Cid, este projeto terá continuidade nos próximos anos e que enquanto ele estiver força e o apoio dos comerciantes e amigos, que ele continuará levando alegria para as crianças de Ichu e que no futuro ele pretende expandir também para os povoados do município.
Sobre as principais dificuldades encontradas para arrecadar os brinquedos, ele ressaltou que o trabalho secular atrapalha um pouco, visto que as vezes falta tempo para buscar mais patrocínios e que o casal tem que se desdobrar para recolher os brinquedos nas horas vagas e nos dias de folgas o que torna muito cansativo, mas garante ele, que depois é recompensado pelo sorriso das crianças e pelas palavras de "Papai Noel Muito Obrigado" que recebem no momento da distribuição, pontuou Cid.
Sobre o momento da entrega dos brinquedos Cid falou bastante emocionado da alegria que sente; "É um marco, é um valor que não tem dinheiro que pague um sorriso, um beijo ou um abraço de uma criança no momento que recebe do Papai Noel um simples brinquedo e isto é uma coisa muito simples de se fazer e a criança não olha pelo valor do brinquedo e sim pela presença do Papai Noel distribuindo aqueles brinquedos para elas", concluiu o Papai Noel Cid, bastante emocionado.
(Aguardem a entrevista com o papai Noel Cid)

Comunidade do Consolo Realiza Baba solidário nesse Natal
A comunidade do Consolo situada a aproximadamente 3 km da sede do município de Ichu, realizou no ultimo dia 25 de dezembro de 2012 um Baba entre amigos que demosntraram seu lado solidário.
Na oportunidade os participantes doaram alimentos não periciveis fazendo assim uma cesta básica que foi entregue ao senhor Amaro que é filho da Comunidade e esse está impossibilitado de trabalhar por problema de saúde.
Segundo Antônio Gilmario mais conhecido como Mongão que além de sobrinho de Amaro é um dos organizadores do evento, essa é a segunda vez que é realizado o Baba Solidário e diz.. “Essa turma é dez e está tão sencibilizada com a situação que até já planejam realizar um Bingo em benefícil ao mesmo, previsto para acontecer no meados do mês de janeiro de 2013” pontuou.
Ressaltando que esta iniciativa solidária já foi realizada antes pelo grupo de casais jovem de Ichu que pertence a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, isso aconteceu ainda neste ano de 2012, quando na oportunidade os membros do grupo se reuniram na mesma Comunidade e realizaram um Bingo beneficente, na época tudo foi organizado por Robevaldo Carneiro “PIRÃO” que falou da alegria e satisfação em programar um eventos como este ao lado dos amigos visando ajudar o próximo, que nesse caso foi Amaro que vem sofrendo problemas de saúde, frisou.   

Viatura da Polícia Militar é Devolvida ao Município de Ichu:
A População de Ichu agora estão mais tranquilas, o 16º BPM/Serrinha, resolveu devolver na manhã de terça-feira 25 (DIA DE NATAL) a Viatura da Polícia Militar que pertence ao Município de Ichu e que tinha cido levado para servir em Serrinha a quase 90 dias.
Nossa equipe entrou em contato com o comandante do Destacamento da Polícia Militar de Ichu o Sgto D'jalma Lucas e ele nos informou que a viatura se encontra em Ichu, entretanto não soube nos informar se a mesma iria permanecer indefinitivamente. Esta viatura, havia cido entregue para Ichu pelo Governador do estado substituindo uma  viatura velha que existia no município, isso aconteceu no dia 18 de julho e na época a mesma veio plotada com o nome de ICHU, porém o Comando da 16ªBPM/Serrinha no início de outubro retirou a mesma do nosso município para servir no município de Serrinha sem nenhuma explicação o que deixou a população ichuense desguarnecida gerando uma certa revolta na população.
No dia 03 de dezembro depois que o Ichu Notícias fez algumas matérias sobre este assunto, assim como o AL NOTÍCIAS e até o Independente Notícias da rádio Independente FM abordarem sobre isso, Celidalva Soares integrantes da Associação de Moradores do bairro CORTIÇO chegou a procurar o subcomandante em Serrinha, o Major Pedreira e para alegria de todos no ultino dia 25 de dezembro a viatura foi devolvida ao nosso município.
Vale ressaltar que durante estes quase três meses que o município de Ichu ficou sem a Viatura, houve um aumento muito grande em casos de arrombamentos e roubos em nosso município, Confira abaixo.
DIA 05/11/12 - O agricultor Germano Cedraz Carneiro teve sua casa arrombada a luz do dia na zona rural:
DIA 18/11/12 - O Comerciante conhecido como Amado teve seu estabelecimento comercial arrombado e roubado no Conjunto José Carneiro:
DIA 22/11/12 - A Biblioteca Pública Padre Leopoldo Garcia Garcia foi arrombada e roubada no Centro da Cidade, os bandidos levaram um Microystem e um DVD:
DIA 25/11/12 - Após ter casa invadida na comunidade de Morro Redondo, A dona de casa Valdeci teve cerca de mil reais levado pelos bandidos:
DIA 16/12/12 – O senhor conhecido apenas por Edmilson teve sua residência arrombada e roubada na Comunidade de Umbuzeiro, os bandidos subtraíram um Aparelho de Som e um DVD:
DIA 21/12/12 (dois na mesma noite) - Ladrões voltam a agir em Ichu e dois bares foram arrombados na comunidade de Canavial, bandidos levaram cerca de mil reais em mercadorias de uma das vítimas:
Queremos aqui parabenizar Celidalva Soares pela coragem em ir até o subcomandante em Serrinha reivindicar o retorno da Viatura e parabéns ao AL NOTÍCIAS, Rádio Independente FM e Ichu Notícias pela luta em prol da segurança do povo ichuense. 

Definidos atrações para o Show da virada e para posse do prefeito, vice e vereadores de Ichu:
Paixão Latina, Us Sandálias e Abel Baiano são as principais atrações de fim de ano, Bandas locais também vão abrilhantar a festa da Virada e da posse do novo prefeito, vice e vereadores.
Quem pensava que Ichu não teria a festa da Virada este ano estão enganados, o prefeito eleito Antônio George divulgou na quinta-feira 27, as atrações que vão está abrilhantando a festa do dia 31 no Show da Virada que terá 5 minutos de show Pirotesco a partir de zero horas.
As bandas que estão confirmadas para o dia 31 no Show da virada são;
22:00 Hs - Banda de Pagode Groovineles de Ichu
23:00 Hs - Rudson e Antônio Carlos de Ichu
00:00 Hs - Banda Duêto de Conceição do Coité
01:00 Hs - Us Sandálias de Conceição do Coité
02:00 Hs - Paixão Latina de Cansanção
Local: Praça da Matriz no largo do Barracão Municipal com Trio Elétrico COMÊTA
Na terça-feira 01, dia da posse do novo prefeito as atrações são;
PRIMEIRO: Bito de Ichu
SEGUNDO: Abel Baiano de Salvador
TERCEIRO: Sorriso Musical de Ichu
Local: No Palco da Esplanada Municipal
Vale lembrar que a cerimônia de posse está marcado para acontecer às 18 horas do dia 01, logo após a missa e será no palco da Esplanada Municipal, onde em seguida acontecerá às apresentações.

Reza com Leilão e muito Samba de Roda na fazenda Malhada Nova em Ichu na noite de sábado para domingo:
Na noite deste sábado 29 para madrugada de domingo 30, a comunidade de Tolda precisamente na fazenda Malhada Nova neste município, realizou uma noite de Reza em louvor a Santa Luzia, leilão beneficente e depois muito samba de roda animado pelo grupo RENASCER de Tanque Grande misturado com a turma boa do Grupo Recordar é Viver daqui de Ichu.
O evento aconteceu na residência de Gregório Evaristo Carneiro mais conhecido como Dorinho, um sambador bastante conhecido da região e esta já é uma tradição que dura cerca de 23 anos.
Tudo teve início mesmo na década de 80, depois de uma promessa feita pela esposa de Dorinho a dona Maria Antonina Carneiro “NINI” que na época seu filho Valdir Carneiro teve um sério problema na visão e como a santa é considerada pelos católicos como a protetora dos olhos, foi realizado a promessa, que após a cura milagrosa daquele problema, a família passou a dedicar uma noite de reza todo ano em louvor a Santa Luzia.
Este ano, o evento teve dois aperitivos a mais que foi o Leilão beneficente em prol de Antônia Valdelice de Oliveira Carneiro “VAL” que hoje tem um problema de saúde onde o lucro foram destinado para ela, e ainda o Samba de Roda com a presença do grupo Renascer da Comunidade de Tanque Grande do município de Serrinha que amanheceram o dia entoando muitas chulas e batuques.
Em entrevista para nossa equipe de reportagem, Dorinho como é mais conhecido o proprietário da residência disse que ele estava muito feliz com a presença maciça dos amigos e que acredita que no próximo ano será muito melhor visto que atualmente está se vivendo por um momento dificil em virtude da grande estiagem que assola toda região.
Alem de seu Dorinho, o Independente Notícias entrevistou também o Sambador Sergio, ele que é responsável pelo grupo RENASCER da Comunidade de Tanque Grande e Diego Carneiro um jovem Sambador da nossa região que vem se destacando pela sua alegria em suas participações no Samba de Roda.
(Aguardem as entrevistas)

Cite Luz volta a trabalhar no sistema de energia elétrica do Vale dos Morrinhos e ruas próximas
Depois de muitos meses de atraso, a empresa Cite Luz que presta serviços à COELBA está dando continuidade aos trabalhos de implantação do sistema de energia elétrica no Vale dos Morrinhos e ruas próximas como a Tomaz de Aquino.
A obra que teve início em dezembro de 2011 é um anseio dos moradores, pois eles mesmo estando próximos da Av. Adalberto Ferreira Santiago ainda convivem com os chamados gatos.
Segundo informações de funcionários da empresa Cite Luz, eles só sairão de Ichu quando a obra estiver concluída e lembram que outras ruas também serão beneficiadas no município no entanto não quiseram nos informar os nomes das outras ruas. (Por: André Luiz – AL Notícias)

Mais uma vez a Biblioteca Municipal foi arrombada, com este é o segundo arrombamento em menos de 60 dias:

A Biblioteca Pública Municipal Padre Leopoldo Garcia Garcia situada na área pertencente à Secretaria Municipal de Educação foi arrombada e roubada mais uma vez.
O primeiro arrombamento aconteceu na madrugada do dia 22 de novembro e na oportunidade os meliantes levaram um aparelho de DVD e um Microsystem.
Na madrugada de ontem dia 30, os bandidos voltaram a agir e arrombaram a porta principal tendo acesso ao local e de lá subtraíram um computador da marca DELL completo.
Neste domingo, 30, populares que passavam pelo local perceberam a porta aberta e comunicaram o fato a Coordenadora Lhayanna Karolina que tomou as devidas providências.
O computador roubado pertencente à Fundação Pedro Calmon que entregou para Biblioteca no sistema de comodato. O equipamento estava com problemas e não vinha sendo utilizado, embora, existem arquivos importantíssimos a exemplo do cadastro dos livros existentes no espaço de leitura.
A Polícia Militar foi acionada e os soldados Naldo e Oliveira compareceram para verificar o ocorrido.

Comunicada da situação a Polícia Civil através do agente Marcelo fez uma vistoria para tentar encontrar pistas que levem aos autores do roubo.

Observando minuciosamente a porta dá para perceber que foi utilizada alguma ferramenta para arrombar a fechadura.

Durante a saída os bandidos deixaram cair o mouse. O cabo de energia e a tampa do computador que tinha a marca do equipamento foram encontrados do lado de fora.

O Secretário de Educação José Raimundo (Biroa), a Coordenadora Lhaianna Karolina estiveram na Delegacia e a queixa foi registrada sob o número 171/2012.
Detalhe:  Um dos guardas municipais que estava de plantão nesta madrugada disse que esteve naquela área ontem a noite e não viu nada de anormal ou alguma pessoa suspeita.
Pessoas que moram próximos a Biblioteca informaram para o AL Notícias que por volta das 04:40 da manhã eles ouviram o barulho das pancadas, mas não conseguiam identificar de onde estava vindo.
* Recebemos a informação ainda não confirmada de que houve o arrombamento de uma residência na área do Conjunto José Carneiro, no entanto, até o fechamento desta matéria o proprietário não havia comparecido na delegacia.
A nossa equipe de reportágem apurou, que este arrombamento foi na residência do senhor Antero da Tolda que fica no conjunto Cortiço, os bandidos levaram da vítima uma caixa de lampadas florescentes, e até na manhã de hoje 31, ainda não havia registrado a ocorrência na delegacia de polícia.
Sobre as Polícias Civil e Militar
A PM vinha tendo muita dificuldade para fazer o trabalho ostensivo em virtude da falta da viatura que estava há alguns meses  em Serrinha felizmente foi devolvida esta semana.
Já a Polícia Civil só está contando com um Agente, pois Geovane encontra-se de férias e Marcelo que atua em Serrinha foi enviado para Ichu.
Ele está no município desde ontem e ficará até a próxima terça-feira tendo que cumprir um plantão movimentado por conta das festas do final de ano.
Outro fator preocupante é que existe a possibilidade de que Marcelo volte a atuar somente em Serrinha e Ichu poderá ficar sem o atendimento na delegacia, após os plantões de Geovane. (Por: André Luiz – AL Notícias)

 Anunciado o nome do Secretário de Agricultura de Ichu: 
Depois de uma reunião na noite deste domingo 30, entre o prefeito eleito de Ichu, Antônio George, o presidente do PSL Josemilto "Bobó", Antônio da Silva "Chiba" e Hamilton Carneiro lider do PSL,  ficou definido o nome do Secretário de Agricultura, a unica que faltava ser anunciada pelo novo prefeito. 
Na reunião ficou definido que Antônio da Silva "CHIBA" será o secretário de Agricultura, pasta esta que já possui um departamento e que segundo o novo secretário pode ser criado mais um posteriormente com a finalidade de auxiliar os trabalhos do novo secretário que terá pela frente, o desafio de estruturar a secretaria que é recém criada no município e que possui atualmente um recurso de aproximadamente 80 mil anual o que é muito pouco, conforme avaliou o novo secretário.   

Chiba, como é conhecido o novo secretário, entrou na política em 2008 lançando seu nome para vereador sendo eleito entre os quatro mais bem votado. No pleito de outubro deste ano ele tentou a reeleição porém não conseguiu se reeleger ficando como primeiro suplente da Coligação vitoriosa e agora ele encara mais um desafio que é assumir a Secretaria de Agricultura, uma área que ele  tem muita afinidade visto que sempre teve sua vida voltada às comunidades Rurais. 

A indicação de CHIBA foi do Partido Social Liberal (PSL), e com esta fecha todas as indicações do primeiro escalão do governo de George, que prometeu anunciar no final de fevereiro os nomes do segundo escalão que vai lhe auxiliar na gestão 2013 à 2016.

Veja os nomes dos secretários:
Administração e Finanças: Gildenor
Educação: Débora Mascarenhas
Saúde: Evânio Cordeiro
Assistência Social: José Carlos
Agricultura: Antônio da Silva "CHIBA"  

Projeto de Comunicação pelos direitos da criança e adolescente realiza encontro com jovens da região:
Depois que foi realizado no Colégio Santo Antônio no povoado de Barra no dia 11 de dezembro de 2012 uma seleção com os jovens Jociel Silva da Comunidade do Licuri, Cinthian Almeida e Chirlei da Comunidade de Barra além de Wemerson da Comunidade de Quixaba, foram selecionados Cinthians e Wemerson que juntos com mais 18 jovens de nove municípios se reuniram em Retirolândia no ultimo dias 26, 27 de dezembro com o objetivo de fortalecer o projeto que visa capacitar e integrar cada vez mais os jovens e adolescentes na comunicação social.
O encontro que aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia contou com a participação do jovem Anderson de Riachão do Jacuípe que vem acompanhando o projeto, além de Diego Gomes da rádio Barreiro FM, ele que tá voluntariamente para verificar os equipamentos das rádios posto, além do acompanhamento da coordenadora Nayara e a jornalista Raquel, ambos do MOC.
O projeto Comunicação pelos Direitos da Criança e Adolescente é desenvolvido nas seguintes localidades e municípios: Em Retirolândia fica no pvoado Lagoa Grande; em São Domingos, no povoado Sítio Novo; em Queimadas, no povoado Lagoinhos; em Serrinha, no povoado Murici; em Conceição do Coité, no povoado Nova Palmares; em Valente, no povoado Itareru; em Araci, no povoado Ribeira; em Ichu no povoado de Barra; em Nordestina, no povoado Mori; e em Quijingue, no povoado Lagoa do Junco. 
Todos os jovens passaram a noite numa pousada em Retirolândia e no dia seguinte tomaram café da manhã e retornaram para suas cidades sabendo do próximo encontro que acontecerá nos dias 16, 17 de janeiro quando participarão de uma oficina de capacitação que será realizada na Agencia Mandacaru de Comunicação em Retirolândia.  (Matéria atribuída por Wemerson dos Santos)

Prefeito Eleito de Coité não para de comemorar a vitória do dia 07 de outubro:
Como em todo país há mudanças de prefeitos, lá em coite não é diferente, e na ultima sexta-feira 28/12, os petistas comemoraram a vitória de Assis e Alex no pleito de 07 de outubro e fizeram uma grande festa com o nome Piseiro onde atraiu uma multidão na praça da  Matriz.
No sábado dia 29/12 a festa continuou onde os correligionários e militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) fizeram mais uma passeata pelo centro da cidade, passando por quase todos os bairros de Conceição do Coité, a multidão acompanhava com bandeiras e apitos, outros acompanhava com carros e motos e a festa teve fim  em frente a o Shop Dona zinza, onde na oportunidade o prefeito eleito falou das expectativas e de seus planos a frente da prefeitura municipal a partir de janeiro. Assis falou em discurso que depois de 4 décadas o povo de Coité foram as urnas pra eleger um prefeito popular, declarou Assis.
A festa continuou no domingo 30, com mais uma passeata que deu inicio na praça da matriz e se estendeu até a prefeitura municipal onde aconteceu a lavagem e depois deu prosseguimento com a passeata passando por alguns bairros de Coité, e finalizando na praça da  matriz. Essa festa não acabou ainda, pois tudo leva a crer que só termina mesmo na próxima terça-feira quando o prefeito tomará posse. Matéria atribuída por Gil Santos direto de coite.

Moradores do Cortiço e adjacência faz apelo a Embasa por água nas torneiras:
Durante toda a semana que passou, a rádio Independente FM recebeu várias reclamações de moradores do bairro Cortiço e Conjunto José Astério, segundo uma das reclamações de uma moradora, a mais de 15 dias que todos vem sofrendo com a falta d’agua no local.
Eles também estão indignados com as contas, pois segundo eles, o líquido precioso custa cair, e no fim do mês  a recibo mostra um valor absurdo.
Vale ressaltar que estamos vivenciando um período crítico em nossa região, a seca que assola todo o nordeste vem afetando a população como um todo, é cada vez mais difícil alguém sair ou deslocar-se da nossa cidade até os reservatórios rurais, já que na cidade não tem a água para beber, tomar banhos e para uso diário. Por isso, muitos dos que residem no Cortiço e no conjunto José Astério, já estão comprando a mesma para uso cotidiano, o que é um absurdo!
Esperamos que o ocorrido não possa se repetir outras vezes, pois precisamos da água até mesmo para mantermos vivos.   
Por Emerson Pablo

Comentários