Ichu – Prefeito se reúne com servidores da área do Departamento de Obras do Município:

Com objetivo de regulamentar e estruturar uma nova filosofia de trabalho na nova gestão municipal, o prefeito George Ferreira teve sua primeira reunião com os servidores públicos municipais lotado no Departamento de Obras do município.

A reunião aconteceu na prefeitura municipal na tarde desta quinta-feira 03 e contou com a presença do Procurador do Município, Dr Marcelo Guimarães, o chefe do departamento de obras, o senhor Miguel Miranda Santos, Garis, pedreiros e guardas municipais alem do prefeito George e o vice Geraldo.

Alegando não ter recebido do governo que saiu a informação necessária sobre o setor de trabalho de cada servidor, o vice-prefeito Geraldo Carneiro fez um levantamento chamando de um a um, a fim de saber o local de trabalho de cada servidor. Durante este trabalho, cada servidor que estava com desviu de função era esclarecido através do próprio Geraldo ou pelo chefe do departamento, o senhor Miguel, que todos eles precisavam retornar para seu devidos lugares, no entanto eles deixaram claro que isso só podia acontecer após definir o substituto para suprir aquela vaga hora ocupada indevidamente.

Dr Marcelo explicou aos servidores, a necessidade de se realizar algumas mudanças e pediu a compreensão de todos, segundo ele uma prefeitura não é como uma empresa privada, que as irregularidades acontecem e não são investigadas, neste sentido o prefeito atual quer organizar às situações irregulares para não ser pego pelo TCM por improbidade administrativa como hoje acontece com muitas prefeituras, explicou ele.

Sobre o cumprimento da carga horária de trabalho ele deixou bem claro que a partir de segunda-feira todos terão que cumprir e quem tiver com desviu de função também terá que se regularizar, porém isso só será realizado após um recadastramento que todos terá que fazer em até 40 dias para se saber a situação de cada servidor, o que obrigou o prefeito tomar algumas medidas como suspender temporariamente toda licença prêmio até que os recadastramento seja concluídos.

Alguns servidores questionaram alguns direitos trabalhista e sobre isso o prefeito George foi bem taxativo; “vocês tem toda razão de exigirem seus direitos e nós temos a obrigação de pagar tudo aquilo que lhe for de fato e de direito, entretanto, vocês também terão seus deveres e nós como gestor vamos exigir também de todos vocês” isso George falou se referindo ao cumprimento da carga horária e outras irregularidades já apontadas pelo advogado Dr. Marcelo.

George ressaltou ainda, que a cidade está toda suja e alguns garis trabalham apenas 3 horas por dia ficando devendo 5 horas de trabalho e isso é injusto e precisa mudar, “garanto a todos vocês que não vou perseguir ninguém e vou pagar todo mundo em dias, agora quero a colaboração de vocês, que trabalhem certinhos para que outras medidas não precise ser tomadas” alertou o prefeito.

Para o vice prefeito, um servidor da área da limpeza chegou a dizer que sempre fez sua área em menos de 4 horas e depois ele acostumava atender outras áreas ganhando como horas extras e quando deixaram de lhe pagar ele disse que chegou a reclamar e ainda deixou de trabalhar na área que ele não era escalado achando que estava trabalhando de graça. Isso tem cabimento? questionou o vice prefeito em conversa reservada para nossa reportagem.  

O prefeito se reuniu reservadamente com os guardas municipais:
O prefeito chamou os guardas municipais em seu gabinete e pediu a colaboração para a festa de fevereiro, pediu que os guardas organizassem o trânsito no percurso da festa e que todas as motos e carros fossem impedidas de estacionar nas ruas onde ocorrerá os festejos. 
George também ressaltou a possibilidade de se alterar a escala de trabalho, no entanto, segundo ele, isso só vai acontecer em comum acordo porque ele não quer prejudicar ninguém, mas que pretende melhorar a situação de trabalho deles, segundo George, é necessário que os guardas tenham um veículo e que ele vai ver essa possibilidade mais na frente de acordo as condições da prefeitura municipal. Foi discutido também a possibilidade de escalar os guardas em pontos fixos como no Hospital, colégios e outros órgãos públicos para não expôr muito a vida dos profissionais e quando eles tiverem com um veículo, fazer rondas normalmente pelas Praças e principais avenidas da cidade; todos eles gostaram da propostas do prefeito.

Sobre os animais soltos nas ruas, George disse que já baixou um decreto exigindo dos donos que não soltem os animais e que pretende identificar cada um e chamar para uma conversa de orientação e se não resolver dessa forma que outras medidas serão tomadas contra os donos dos animais que podem até  perde-los, disse George.  

O chefe do Departamento de Obras, o senhor Miguel, falou em entrevista que não pretende perseguir nenhum servidor e que sua intenção é realizar seu trabalho de forma igualitária para com todos, mas garantiu que vai exigir de todos eles um empenho maior que possa dar outra cara e outro aspecto visual para o município que segundo ele hoje se encontra entregue as baratas. Miguel disse ainda que o fato de está organizando o setor e adequando cada um em suas devidas funções, que isso já está sendo visto por alguns, principalmente pelos servidores mais velhos como uma perseguição política, mas que todos sabem que isso sempre foi um compromisso do prefeito George que inclusive tem declarado contrário essa situação quando ainda era vereador.

Sobre a carga horária, Miguel destacou que todos terão que cumprir e que isso foi um dos temas de campanha do prefeito George e que não é justo um servidor ganhar por 8 horas trabalhando apenas 3 ou 4. Em relação o horário de trabalho ele disse que a princípio vai escalar a turma de 06 às 10 pela manhã e pela tarde a partir das 15h por entender que o horário é mais fresco.

Para fiscalizar, ele disse que vai ter pessoas lhe auxiliando, pelo fato dele sozinho não ser possível ver se todos estão cumprindo com a carga horária, mas ele garante, “quem não trabalhar não vai receber”,  e que essas medidas serão necessárias para o bem da população ichuense” assim finalizou Miguel que promete deixar esta cidade um brinco em breve.  

A entrevista com o chefe do Departamento de Obras Miguel Miranda Santos você confere no programa Independente Notícias do dia 07 de janeiro, segunda-feira, a partir do meio dia na rádio Independente FM.

Por Valdir Carneiro

Comentários