Ichu: Secretário de Assistência Social de Serrinha visita município para troca de experiências.


Ceaco velho
Uma equipe da Secretaria de Assistência Social  de Serrinha esteve nesta terça-feira, 15, visitando o município de Ichu com o objetivo de trocar experiências e ao mesmo tempo orientar José Carlos da Cruz, nomeado Secretário, pelo Prefeito George Ferreira de como proceder na condução desta pasta que tem ligação direta com as pessoas em especial as mais carentes.



A equipe de Serrinha sob a liderança do secretário Antonio Luiz Santos de Sena, bastante conhecido como Professor Luizinho visitou com Zé Carlos e integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) alguns patrimônios pertencentes à prefeitura e que podem ser aproveitados para a instalação das Unidades de Jornadas Ampliadas (UJAS) e outros programas ligados à área como o Projovem.


Eles conheceram inicialmente as dependências do antigo CEACO e viram a situação deplorável que se encontra o espaço e que mesmo assim era utilizado para aulas com alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

PETI Sede 

Eles ficaram abismados com a dimensão do prédio e do espaço e tristes com o abandono de um patrimônio que poderia estar servindo muito bem a comunidade. No auditório onde eram realizadas as atividades do Centro de Referência e Assistência Social, os serrinhenses chegaram a afirmar que talvez nem mesmo na cidade deles existisse um local como aquele para realização de eventos.

Auditório do Ceaco

Do antigo CEACO a equipe se dirigiu para a Escola Municipal Hermilino Carneiro de Oliveira, popularmente chamada de Creche.



Creche IchuO Secretário José Carlos apresentou todas as dependências da Unidade de Ensino e afirmou que já acertou com a colega da Educação Débora Mascarenhas e com o Prefeito George Ferreira que após a transferência dos alunos do Hermilino para a Creche que está sendo construída no Conjunto José Carneiro, todas as atividadades da Assistência Social do municipio de Ichu passarão para aquele espaço inclusive o CRAS.



Para o professor Luizinho a parceria é muito importante, pois assim terá a oportunidade de contribuir com Ichu e assim este município possa desenvolver ainda mais na área social.



Ele disse que percebeu muita vontade do secretário José Carlos em fazer com que a Assistência Social possa avançar, principalmente pela visão de querer ajudar os mais carentes e os ichuenses tenham seus direitos respeitados.



Sobre os espaços físicos professor Luizinho enfatizou que tem que haver a separação entre CRAS e Assistência Social, ou seja, eles devem funcionar em locais diferentes e não como está.



Professor Luizinho Já em relação à Escola Hermilino Carneiro, o professor avaliou que a mesma tem todas as condições de agregar o CRAS, o Projovem, o PETI e os trabalhos com os idosos.



O Secretário José Carlos da Cruz afirmou que a visita na verdade é uma tentativa de melhorar cada vez mais o trabalho da Assistência Social no município a partir da estrutura ao atendimento diretamente com as famílias, com as pessoas crianças, jovens e idosos.



Segundo Zé Carlos ele pretende reativar o que de bom estava acontecendo e com novas ideias atender não só a sede, mas também a zona rural.



Conforme o secretário todas as UJAS serão reformadas e possivelmente manterá o atendimento do PETI em Nova Esperança, Formigueiro, Licuri e Varjota. A UJA de Mumbuca ele disse que é possível que venha funcionar na sede em virtude do espaço está insuficiente para o número de alunos.



Entrevista José CarlosEm relação aos educadores do PETI, José Carlos afirmou que irá ser realizada uma seleção para a escolha desses profissionais, no entanto, a princípio, será mantida na forma de contrato por não haver tempo suficiente para a realização do certame, em virtude da parte burocrática.



Foi dito também pelo secretário que as aulas do PETI irão iniciar juntamente com a Rede Municipal, já que depende da definição do transporte para os monitores.


Por: André Luiz / Fonte - AL Notícias


Houve uma longa reunião entre eles na Secretaria de Assistência Social e os detalhe você confere no programa Independente Notícias de segunda-feira dia 21, na rádio Independente FM a partir do meio dia. 

Comentários