Ichu: Vereadora Geovana inova e ouve comunidade para pautar o seu mandato

 Mesmo sendo o seu primeiro mandato, a Professora Geovana Márcia que foi eleita vereadora no município de Ichu em outubro do ano passado, deu uma tacada de mestre ao convidar a comunidade para discutir a sua forma de atuação parlamentar durante esses quatro anos.
 
Comunidade presente deu sugestões para o mandato de Geovana

O encontro aconteceu na noite desta quinta-feira, 10, na sede da Câmara de Vereadores e contou com a participação de filiados do Partido da República, agremiação a qual Geovana é filiada e também de correligionários, familiares e imprensa.
José Gonzaga Presidente do PR deu boas vindas ao público presente e falou da importância daquele encontro para a boa atuação da vereadora.
Convidando a todos para ficar de pé a edil e anfitriã do evento pediu que fosse lido em uníssono a mensagem “Palavras” que tratava de lealdade, egoísmo, inveja, amor, sorriso, mentira, humildade, mágoa, conhecimento e confiança.
 
Ela procurou fazer uma reflexão sobre a necessidade de eliminar as coisas ruins, os pensamentos errados para que predominassem as vertentes do bem  e da boa convivência.
Rosimeire fez  a leitura de um texto que explicava o  veradadeiro papel do vereador e de como ele (a) deve atuar na luta em defesa dos interesses do coletivo.
 
Indo para a prática Geovana disse que essa ideia surgiu em um encontro religioso que teve em outro município e por lá tomou conhecimento de um parlamentar que havia realizado algo deste tipo e que por isso achou pertinente fazer o mesmo.
Gei como é conhecida a vereadora lançou os temas e foi ouvindo opiniões para formar um conjunto de sugestões e assim pautar o seu mandato.

Gestão Ética
Um dos pontos bastante discutido foi sobre a ética durante a gestão, ou seja, como  agir durante as sessões a fim de não tornar constrangedoras determinadas situações.

Foi muito criticada a atitude de certos vereadores que durante a sessão atendiam celulares, saíam para fumar, não davam atenção para quem estava na plenária e a troca de ofensas entre eles. Fazer cumprir as Leis que são aprovadas, criar blog, leitura de projeto por parte dos parlamentares antes de ser votado e aprovado também entraram neste momento.
Por fim foi resumido que Geovana cumprindo o que prometeu durante a campanha, estará sim agindo com ética e com respeito aos compromissos assumidos.

Investimentos nas Políticas Sociais
Destacou-se que é preciso defender a boa aplicação dos recursos destinados aos  programas e projetos sociais. Esse assunto foi discutido pelo fato de no município existirem vários projetos  e  muitos deles não são fiscalizados corretamente, a exemplo da lista de beneficiários que dificilmente os vereadores têm acesso.

Igualdade entre homens e mulheres e na questão racial
Durante o seu pronunciamento no dia da posse (1º de janeiro), Geovana fez questão de exigir que a questão de gênero fosse respeitada e que a partir daquele momento todos pudessem observar que agora o legislativo ichuense é formado por homens e mulheres.
Sendo assim no seu mandato a valorização da mulher e a busca pela igualdade será posto em prática.
Oficinas, fóruns e palestras de conscientização foram sugestões apresentadas. Acrescentaram a necessidade de incentivar o empreendedorismo e a inserção da mulher na política.
Sobre a igualdade racial destacaram que deve ser trabalhado este tema nas escolas não só no período da Consciência Negra (Novembro), ou seja, o assunto terá que fazer parte do cotidiano dos estudantes e da sociedade.

Compromisso com os deficientes, crianças, adolescentes e idosos
Dotar o município com mecanismos que ofereçam proteção para este público é uma das preocupações da vereadora Geovana.
Em Ichu existem vários locais com problemas de acessibilidade o que dificulta a vida dos portadores de necessidades especiais.
Como solução foi sugerido que entidades como APAE e Centro São João de Deus recebessem mais apoio e que outras fossem criadas como mesmo objetivo.
Para os idosos pediram a reativação de grupos como o Valiosidade que conseguia melhorar e muito a qualidade de vida do pessoal da terceira idade.
Já para as crianças, adolescentes e jovens, acrescentaram que a parlamentar deveria lutar pela revitalização dos espaços de lazer como parques infantis, clubes, criação de bandas filarmônicas e de fanfarra.

Envolvimento com os Movimentos Sociais
Acostumada a participar dos Movimentos Sociais, Geovana disse que vai continuar com este trabalho e que atuará também junto aos conselhos municipais para que eles possam de fato cumprir com o seu papel.
Presente no evento a Professora Enilda Almeida ressaltou que mesmo não estando na pauta do encontro, era necessário que Gei acompanhasse as nomeações que acontecem na câmara, pois na verdade deveria ser realizado concurso público para provimento dos cargos existentes na casa de leis.
Concluída a discussão e colhidas as ideias ficou definido que o slogan do mandato da nova vereadora será “Ação Participativa”. Este slogan foi uma sugestão do Repórter Valdir Carneiro.

Geovana voltou a surpreender e informou que convidou o comunicador da Rádio Independente Emerson Pablo para atuar como seu assessor.
Para ela, Emerson tem o perfil ideal e será o seu parceiro nas discussões de projetos, nas visitas as comunidades e poderá lhe substituir em alguns momentos quando não puder estar presente.
Conforme a vereadora a contratação de Emerson foi de forma legal e com orientação do setor jurídico.
Para finalizar a Professora Nilzete leu um texto reflexivo e logo depois o Padre Jairo proferiu uma palavra de fé e de esperança desejando um bom mandato para a vereadora e todos os seus colegas.

DETALHE: Demostrando humildade o vereador da oposição Willian Gonçalves (PSDB) disse que tomou conhecimento do encontro através do site AL Notícias. Wly parabenizou Geovana pela ideia brilhante e disse que fez questão de participar por entender que independente de lado político, eles são companheiros e lutam pelo mesmo objetivo que é lutar pelo muincípio de Ichu.

Na próxima segunda-feira (14) no programa Independente Notícias serão veiculadas as entrevistas com José Gonzaga (Presidente do PR) e Geovana Márcia. Eles falam do encontro da expectativa para o mandato de George Ferreira, o programa vai ao ar a partir do meio dia.

Por: André Luiz // AL NOTÍCIAS 

Comentários