Prefeitura Municipal de Ichu inicia estudo para vários projetos no município

A Prefeitura Municipal de Ichu em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de desenvolvimento Urbano (SEDUR) iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 16 de Janeiro o estudo para elaboração de projetos para construção de várias obras no município. Após a conclusão, estes serão enviados a Órgãos Federais para liberações dos recursos através do Ministério de Integração Nacional, Defesa Civil e Funasa.

Entre os projetos em estudos, estão: a reforma do Centro de Abastecimento velho para que se possa trazer a Feira Livre de volta para o antigo local, que segundo o Gestor Municipal, nunca deveria ter saído, o que se tornou um anseio dos feirantes e da maioria da população ichuense, Serviço de Esgotamento Sanitário com a finalidade de dar uma melhor qualidade de vida à população que sofre com esgotos a céu aberto e a construção de três barragens dentro do município: uma no Riacho da Mumbuca, outra no Riacho Pedra Branca que fica entre o povoado de Varjota e Retirinho e uma outra de grande porte no Rio Tocó, divisa do município de Ichu com Conceição do Coité.

Acompanhado do prefeito Antônio George, a equipe de engenheiros e projetista ligado a FUNASA, Ministério da Integração e Defesa Civil avaliaram cuidadosamente a situação do município, registraram tudo e levantaram as informações necessárias para elaboração do projeto.
A equipe juntamente com o prefeito, percorreu todos os locais da cidade onde o esgoto corre a céu aberto, depois se deslocaram para o riacho da Estiva, que fica no fundo do Conjunto Oscar Cedraz, onde possivelmente será despejado todo o esgoto.

A equipe esteve visitando também a Creche no conjunto José Carneiro de Almeida que se encontra em fase de acabamento, e lá o engenheiro Dr. Israel Farias avaliou os ítens um por um para ter a ideia de que estão prontos e quais faltam terminar; segundo ele a obra já está com mais de 90% concluída. Já em relação a “cota” ou seja, a base da Creche que está abaixo do nível da rua ele disse que não é normal esta situação, "entretanto, precisa ser realizado um projeto bem feito de escoamento da água na frente da creche para evitar alagamentos", ressaltou ele.

Sobre o projeto de Esgotamento Sanitário, Dr. Israel disse em entrevista que a situação é de calamidade e afirmou que a previsão de conclusão do projeto será de 60 dias, a contar do dia que se iniciar a parte de topografia.

O prefeito George também falou para a equipe do ICHU NOTÍCIAS que só o projeto de esgotamento sanitário custará 120 mil reais e este recurso virá através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) .

Sobre a previsão de quando a creche estaria funcionando, o prefeito ressaltou que infelizmente só no meado do ano, já que ainda está faltando a parte de imobiliário.
A entrevista completa com o engenheiro Israel Farias e o prefeito Antônio George você confere no Programa Independente Notícias da próxima segunda-feira dia 21 de Janeiro na Rádio Independente FM, programa este que vai ao ar a partir do meio dia com toda equipe de jornalismo da 104,9.
 
Por Valdir Carneiro-Ichu Notícias

Comentários