Confira tudo que aconteceu hoje 21 de janeiro no Independente Notícias

Departamento de Obras empenhado para mudar a cara da cidade até a festa de fevereiro: 

Depois de uma reunião realizada no dia 03 de janeiro na prefeitura municipal com o prefeito de Ichu Antônio George, o Chefe do departamento de obras Miguel Miranda e todos os servidores da área da limpeza, guarda municipal e pedreiros, um mutirão de limpeza está sendo realizado para transformar o aspecto visual do município até as festas de fevereiro.

Com apenas dois pedreiros disponíveis hoje na prefeitura municipal, já que os demais estão de licença prêmio concedida pelo gestor anterior, o departamento de obras está se desdobrando para reparar as diversas ruas e avenidas que estão carentes de manutenção no calçamento de paralelepípedos, pois é visível a precária situação dos mesmos por toda a cidade.
Para amenizar a situação, os trabalhos estão focados nos pontos mais críticos da cidade, como por exemplo, nas praças Hildebrando Cedraz e Praça da Matriz além de algumas principais ruas e avenidas onde se encontra com os calçamentos bastante danificados.
No cruzamento da Avenida Joaquim Lázaro Carneiro com Elvira Freitas, por exemplo, já foi realizada a manutenção dos paralelepípedos, antes danificado pela embasa na realização de serviço na rede de água, justamente no local onde a radio Independente FM destacou no programa Independente Notícias de segunda-feira dia 07 de janeiro, numa matéria que teve a redação de Emerson Pablo.
Todos os entulhos existentes na cidade estão sendo recolhido pela caçamba e levado para entupimento de algumas lagoas no Bairro Cortiço, evitando assim proliferação do mosquito transmissor da dengue com águas represadas de chuvas.(Por Valdir Carneiro)

Adutora de Pedras Altas aumenta oferta de água na Região do Sisal, Ichu foi Beneficiado.

Mais de 200 mil moradores da região do sisal estão sendo beneficiado com a operação do sistema integrado de abastecimento de água de Pedras Altas, um investimento do governo baiano de R$ 59,3 milhões. O governador Jaques Wagner inaugurou a adutora na manhã de sábado (5), no município de Capim Grosso.
Em funcionamento desde o último mês de outubro, o sistema atende 12 sedes municipais e 173 localidades de 21 municípios, situados numa das regiões do estado mais castigadas pela seca.
O governador Jaques Wagner disse que "para amenizar a seca que atinge a região sisaleira, estamos fazendo diversas obras. Já levamos água para mais de três milhões de pessoas por meio de adutoras, cisternas, entre outras ações. Vamos trabalhar ainda mais para levar água para o semiárido e zona rural".
Detalhes: Ichu foi beneficiado com esse projeto, no entanto, ainda vive o mesmo dilema de falta d’agua, a explicação da embasa para isso, é que a rede ou tubulações que atende Ichu assim como também Candeal e outras cidades, são antigas e se rompem constantemente forçando a suspensão do abastecimento, porém alguns trechos já estão sendo substituídos por tubulações novas, garante o setor. (Informação da secom)

Reservatórios do Nordeste estão no nível crítico e acendem sinal de alerta:

Os reservatórios do Nordeste terminaram o ano de 2012 abaixo do limite de segurança para o abastecimento do mercado - um mecanismo criado pelo governo federal após o racionamento de 2001 para alertar sobre o nível das represas.

De acordo com relatórios do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a capacidade de armazenamento das usinas da região fechou o mês de dezembro em 32,2%. O limite mínimo estabelecido era de 34%.
No sistema Sudeste/Centro-Oeste, a situação não é muito diferente. As hidrelétricas encerraram o ano com uma reserva média de água de 28,8% - apenas 0,8 pontos porcentuais acima da curva de aversão ao risco. O nível de armazenamento é semelhante ao de 2000 (28,52%), antes de o governo federal ser obrigado a decretar o racionamento de 2001.


Apesar da condição preocupante, os reservatórios devem começar o ano acima do nível de segurança. Isso porque o ONS recalculou as curvas de aversão ao risco para 2013. Na prática, porém, a situação das usinas continuará bastante delicada. O alívio será apenas no papel.


Ao contrário do que a presidente Dilma Rousseff afirmou na semana passada, de que é ridículo falar de risco de racionamento, se não chover o País poderá ter dificuldades de abastecimento. Isso porque o ONS já lançou mão de todos os recursos disponíveis para poupar água nos reservatórios.


Desde o final de outubro, todas as térmicas existentes no País (sejam a óleo combustível, diesel, carvão ou gás) estão em operação. Hoje elas estão produzindo algo em torno de 10,5 mil MW - 22% da produção nacional. Isso representa uma conta de mais R$ 600 milhões por mês para o consumidor brasileiro.


O ONS também tem reforçado o intercâmbio de energia entre os sistemas. As regiões Norte e Sul, cujos reservatórios estão com melhores níveis de armazenamento estão mandando mais energia para o Sudeste/Centro-Oeste e para o Nordeste, que juntos representam 90% do sistema nacional. Norte e Sul significam 5% cada.


Um trunfo que o ONS deve ter a partir de meados deste mês é a entrada em operação da Termoelétrica de Uruguaiana. A usina, de 639 MW, instalada no Sul do País, está parada por falta de combustível. Em caráter emergencial, o Ministério de Minas e Energia autorizou a reativação da usina, que vai funcionar com gás natural liquefeito (GNL) importado pela Petrobrás.
"De qualquer forma, temos de rezar para chover", afirmou Marcelo Parodi, da comercializadora de energia Compass. Segundo ele, o quadro não é favorável. As chuvas estão abaixo das previsões e o consumo de eletricidade em alta por causa das elevadas temperaturas. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em novembro, o consumo ficou 6,3% acima do verificado em igual período de 2011. Foi a maior taxa registrada no ano. "A ocorrência de temperaturas elevadas impulsionou o consumo dos setores de comércio e serviços e também das residências", explicou a EPE.


Vale destacar que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ficou abaixo das expectativas - em torno de 1%. Se o crescimento fosse maior, o País teria problemas.


Nas demais áreas do Brasil, não há uma tendência forte definida. Em dezembro, o volume de chuvas que chegou nos principais reservatórios do País ficou em apenas 64% da média histórica. (Informações do Estadão). 

Moradores da comunidade de Licuri clamam por Água

A seca que vem castigando todo o semiárido baiano e centenas de municípios da Região Nordeste está deixando os administradores sem saber o que fazer para amenizar a situação.
Em Ichu algumas comunidades  não possuem mais reservatórios (tanques) com água e em outras a solidariedade daqueles que tem uma cisterna é que tem ajudado nesse momento. Uma internauta da comunidade Licuri nos enviou fotos de pessoas que estão utilizando a água do poço artesiano que foi reativado no final do ano passado pelo Governo do Estado.
A preocupação de alguns moradores é que esta água deve ser utilizada e consumida apenas por animais, pois, segundo os técnicos da CERB ela possui  substâncias químicas que podem prejudicar a saúde.
Existe a preocupação de que até mesmo de forma involuntária alguém venha a ingerir esta água, contaminar alimentos e etc.
A equipe de reportagem do AL Notícias entrou em contato com Gildenor Ferreira que é Secretário de Administração e ele informou que uma equipe do Exército Brasileiro esteve em Ichu na semana passada e na oportunidade percorreu várias comunidades para mapear os locais onde serão colocadas água para os animais e consumo humano.
Informações dão conta de que ainda esta semana os caminhões  pipas chegaram ao município e iniciou o abastecimento. (Por: André Luiz – AL Notícias com informações de uma internauta)



Grupo Recordar é Viver se apresentou mais uma vez em Comunidade ichuense:
O Grupo de Samba Recordar é Viver liderado basicamente por Celso Matias e companhia, fez-se presente na Comunidade de Boa União, mais conhecida por Morro Redondo na noite de sábado dia 12 de janeiro.
O evento deu-se início por volta das 22 horas e se estendeu até a madrugada do domingo dia 13.
A comunidade local marcou presença maciça e assim como os sambadores, fizeram a festa no salão da Associação Comunitária dos moradores de Boa União (ASCABU).
É muito importante frisarmos algo que nos chamou atenção por lá, pois, não compareceu ao evento somente os amadores do Samba de Roda. Percebeu-se uma grande aglomeração de um público jovem que não ficou de fora e entrou na dança com os presentes. Tudo isto, para que este movimento não se passe por esquecido aos nossos olhos, mostrando assim, o real valor desta cultura.
A rádio Independente FM esteve por lá marcando presença, e mostra agora um trecho do que presenciou.


Além disso, conseguimos ainda uma entrevista exclusiva com Celso Matias, o líder do Grupo Recordar é Viver. Ele destacou a satisfação de está participando daquela noite de Samba. (Redação Emerson Pablo)

Movimento de Mulheres de Serrinha protesta contra show da banda New Hit

Na manhã de sábado, dia 05 de Janeiro, o Movimento de Mulheres aliado com outras instituições sociais da cidade de Serrinha, saíram pelas ruas protestando contra o show da banda baiana de pagode New Hit.
O motivo da passeata se deu pelo fato de que os integrantes estão envolvidos num caso de estupro de duas adolescentes na cidade de Rui Barbosa. Todos os acusados foram imediatamente presos, mas foram soltos mediante habeas corpus dois meses depois do acontecido.
A banda é formada em sua maioria por jovens e viaja por todo o estado participando de festas e micaretas. As duas jovens vítimas do estupro, narraram que tudo aconteceu quando foram pedir autógrafo ao vocalista e dançarinos no ônibus da banda que estava estacionado em frente da igreja logo depois que eles se apresentaram na micareta da cidade, quando foram até o fundo do ônibus e os rapazes começaram o abuso.
O Conselho Tutelar do município de Rui Barbosa foi acionado, assim como a Polícia Militar que conduziram os dez rapazes mais um policial que trabalhava como segurança da banda até a delegacia onde ficaram presos e em seguida foram encaminhados ao presídio de Feira de Santana.
Depois de praticamente dois meses, os jovens conseguiram ser liberados da prisão e voltaram a fazer shows. Atualmente, a banda vem recebendo protestos de movimentos sociais indignados por eles estarem soltos e realizando shows, como ocorrido em Feira de Santana, Muritiba e agora em Serrinha.
“É preciso um maior acompanhamento desses casos, pois muitas mulheres estão sofrendo além de serem violentadas, sofrem torturas psicológicas e ainda são espancadas dentro dos seus lares por seus maridos e pretendemos dar prosseguimento ao projeto de Lei Antibaixaria que a deputada Luísa Maia criou na câmara para proteger a dignidade da mulher”, pontuou Helena Barreto.
Em Serrinha, o show aconteceu no domingo, dia 06 de Janeiro e por isso no sábado, dia 05 o movimento de mulheres junto com Instituto Casa da Cidadania de Serrinha, Movimento Negro Afro Jamaica, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Movimento de Mulheres Urbanas, tomaram as ruas da cidade para mostrar indignação com a impunidade dos acusados no caso.
“A conscientização contra esses casos de abusos sexuais contra as mulheres e crianças tem feito com que as pessoas denunciem esses casos para que assim a justiça possa agir e assim esperamos que a impunidade não vença. Em Serrinha existem casos e sempre nos reunimos para empreender ações na defesa da figura feminina que está sendo muito banalizada pelas bandas de pagode”, afirmou Cleuza Juriti.(Por: Renilson Silva // Matéria Extraída do Calila Notícias)
A Banda New Hit que esteve em Ichu no réveillon de 2011 fez show em Candeal dia 06 de Janeiro deste ano.


Protagonista de um dos maiores escândalos ligados a música baiana, a banda New Hit que teve muitos dos  integrantes envolvidos num caso de estupro de duas adolescentes na cidade de Rui Barbosa, esteve domingo dia 06,  realizando show na cidade de Candeal.


Os fãs do pagode que estavam ansiosos para encontrar pela primeira vez os pagodeiros depois do episódio que chamou a atenção de todo Brasil, quase tiveram seus sonhos adiados, devido atraso da banda. O Show que estava previsto para acontecer às 16 horas de ultimo dia 06 no Espaço da Dinda e estava bastante badalado na região, só começou por volta de 0h30min de hoje dia 07, o motivo do atraso não foi informado.
De acordo informações repassadas para o repórter André Luiz do AL NOTÍCIAS, mais de mil pessoas estavam presente no show da banda que antes tinha se apresentado na cidade de Serrinha.


Conforme artigo anterior, lá em Serrinha, um dia antes do show, ou seja no sábado dia 05, o Movimento de Mulheres realizou um protesto contra a apresentação da banda.

Detalhe:
No réveillon de 2011/2012 a Banda New Hit ainda desconhecida na região fez uma apresentação em Ichu.
O Show aconteceu na Praça Hildebrando Cedraz e foi contratada pela Prefeitura Municipal através de uma produtora da cidade de Tanquinho.

Secretários de Assistência Social de Serrinha e Ichu trocam experiências visando uma boa Gestão:

Depois de uma visita em Serrinha dia 10, o secretário de Assistência Social de Ichu Zé Carlos, recebeu na ultima terça-feira 15, uma equipe da Secretaria de Assistência Social daquela cidade, com o objetivo de trocar experiências e ao mesmo tempo ser orientado como atuar bem na Pasta que foi nomeado que tem ligação direta com as pessoas em especial as mais carentes.
A equipe de Serrinha sob a liderança do secretário Antonio Luiz Santos de Sena, bastante conhecido como Professor Luizinho visitou com Zé Carlos e integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) alguns patrimônios pertencentes à prefeitura e que podem ser aproveitados para a instalação das Unidades de Jornadas Ampliadas (UJAS) e outros programas ligados à área como o Projovem.
Eles conheceram inicialmente as dependências do antigo CEACO e viram a situação deplorável que se encontra o espaço e que mesmo assim era utilizado para aulas com alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
Eles ficaram abismados com a dimensão do prédio e do espaço e tristes com o abandono de um patrimônio que poderia estar servindo muito bem a comunidade. No auditório onde eram realizadas as atividades do Centro de Referência e Assistência Social, os serrinhenses chegaram a afirmar que talvez nem mesmo na cidade deles existisse um local como aquele para realização de eventos.


Do antigo CEACO a equipe se dirigiu para a Escola Municipal Hermilino Carneiro de Oliveira, popularmente chamada de Creche.
O Secretário José Carlos apresentou todas as dependências da Unidade de Ensino e afirmou que já acertou com a colega da Educação Débora Mascarenhas e com o Prefeito George Ferreira que após a transferência dos alunos do Hermilino para a Creche que está sendo construída no Conjunto José Carneiro, todas as atividades da Assistência Social do município de Ichu passarão para aquele espaço inclusive o CRAS.
Para o professor Luizinho a parceria é muito importante, pois assim terá a oportunidade de contribuir com Ichu e assim este município possa desenvolver ainda mais na área social.
Ele disse que percebeu muita vontade do secretário José Carlos em fazer com que a Assistência Social possa avançar, principalmente pela visão de querer ajudar os mais carentes e os ichuenses tenham seus direitos respeitados.
Sobre os espaços físicos professor Luizinho enfatizou que tem que haver a separação entre CRAS e Assistência Social, ou seja, eles devem funcionar em locais diferentes e não como está.
Já em relação à Escola Hermilino Carneiro, o professor avaliou que a mesma tem todas as condições de agregar o CRAS, o Projovem, o PETI e os trabalhos com os idosos.
O Secretário José Carlos da Cruz afirmou que a visita na verdade é uma tentativa de melhorar cada vez mais o trabalho da Assistência Social no município a partir da estrutura ao atendimento diretamente com as famílias, com as pessoas crianças, jovens e idosos.
Segundo Zé Carlos ele pretende reativar o que de bom estava acontecendo e com novas ideias atender não só a sede, mas também a zona rural.
Conforme o secretário todas as UJAS serão reformadas e possivelmente manterá o atendimento do PETI em Nova Esperança, Formigueiro, Licuri e Varjota. A UJA de Mumbuca ele disse que é possível que venha funcionar na sede em virtude do espaço está insuficiente para o número de alunos.


Em relação aos educadores do PETI, José Carlos afirmou que irá ser realizada uma seleção para a escolha desses profissionais, no entanto, a princípio, será mantida na forma de contrato por não haver tempo suficiente para a realização do certame, em virtude da parte burocrática.
Foi dito também pelo secretário que as aulas do PETI irão iniciar juntamente com a Rede Municipal, já que depende da definição do transporte para os monitores.
Nossa equipe de reportagem ouviu os dois secretários e eles deram mais detalhes do encontro e vocês acompanha agora com exclusividade. (Texto André Luiz, entrevista Valdir Carneiro)

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística se reúne pela 1ª vez em 2013:

Nesse primeiro encontro os ministros se reuniram com o Pe. Jairo logo após a missa dos feirantes, para juntos avaliarem as atividades do ano de 2012, observando as dificuldades encontradas, também os desafios e ações para o ano de 2013.


Nesta reunião também foi elaborado/construído a escala de serviço às celebrações durante a Festa do Padroeiro de 2013, que ocorrerá entre os dias 25/01 a 03/02 do ano corrente, planejamento mensal, formações, reuniões mensais e a escolha de um coordenador (a) para orientar e ficar responsável junto com todos os ministros a respeito das atividades que irão acontecer durante o ano.


Os Ministros que se fizeram presentes foram; Edcarlos, Antonio Gomes, Geraldo, Nasci, Gertrudes, Dodorinha, Edinha, Izabel Brito, Ivanilda, Ducarmo, Bezinha, Fátima, Lelinha, Maria, Angela, Esmeralda e o Padre Jairo. (Por: Cristiano Reis / site da Paróquia)

Prefeitura municipal de Ichu inicia estudo para projeto de esgotamento Sanitário:
A prefeitura municipal de Ichu, em parceria com o governo estadual através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, iniciou na ultima quarta-feira 16, o estudo para elaboração do projeto de Construção do esgotamento sanitário da cidade.
Este projeto está orçado em 120 mil reais e o recurso é oriundo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e de acordo o engenheiro Israel Farias responsável pelo projeto, tão logo inicie os trabalhos de topografia o prazo de conclusão é de até 60 dias.
Foram realizados análises e registros do local com objetivo de encontrar justificativa para obra que será realizada com recursos do governo Federal através da FUNASA ou Ministério das Cidades, órgãos federais que são responsáveis pela elaboração de políticas públicas de desenvolvimento urbano, além de outras atribuições como serviços de saneamento básico, dentre outros.
Acompanhado do prefeito Antônio George, a equipe de engenheiro e projetistas foram até o Riacho que passa ao fundo do Conjunto Oscar Cedraz onde possivelmente será despejados o esgoto sanitário da cidade, depois foram até a creche do Conjunto José Carneiro de Almeida para verificar o andamento da obra que se encontra em fase de acabamento.
Outros projetos importantes para o município estão em fase de estudos, a exemplo da Reforma do Centro de Abastecimento velho, tratamento de resíduo sólidos, e construção de três barragens no município de Ichu, uma no Riacho da Mumbuca, outra no Riacho Pedra Branca entre Varjota e Ritirinho e uma outra de grande porte no Rio Tocó.
Para nossa equipe de reportagem, o prefeito Antônio George e o Engenheiro Israel Farias, deram mais detalhes do projeto de Esgotamento Sanitário, eles também falaram sobre a Creche do Conjunto José Carneiro de Almeida. Agora agente confere com exclusividade as duas entrevistas.
Prefeito Antômio George


Eng. Israel Farias

Duas tentativas de arrombamento aconteceram na madrugada de quinta-feira em Ichu:

Na madrugada de quinta-feira 17, duas tentativas de arrombamentos aconteceram em locais distintos na sede do município de Ichu. Uma das tentativas foi por volta de 01 h, quando meliantes adentraram na residência de Luiz Carlos da Borracharia situada na Av. Joaquim Lázaro Carneiro, próximo a Serraria de João da Cruz. O proprietário da casa disse que ao perceber que a sua residência estava sendo invadida, entrou em contato com a Polícia Militar recebendo a informação de que naquele momento não poderia fazer nada em virtude da falta da viatura. Minutos depois com um veículo particular os policiais se dirigiram ao local, mas não encontraram nenhum suspeito. Já pela manhã do mesmo dia 17/01, populares perceberam que a porta da Serralheria pertencente ao comerciante Giban havia sido forçada com o objetivo de executarem roubo na oficina que fica na Avenida Elvira Freitas. Como Giban reforçou o prédio com duas grades para proteger a porta de ferro, os bandidos não obtiveram êxito. Observando bem dá para perceber que eles forçaram bastante chegando a amassar a porta, e como encontraram muita dificuldade, resolveram desistir. Familiares de Giban estão resolvendo a situação para que a Polícia Civil tome as devidas providências e tente encontrar os meliantes que tentaram arrombar a oficina.  DETALHE: Infelizmente o município de Ichu voltou a sofrer com a ausência da viatura da Polícia Militar que novamente foi levada para o 16º Batalhão em Serrinha.
Outro problema é que a Delegacia da Polícia Civil em vários momentos fica fechada e as pessoas que necessitam do serviço da mesma ficam a mercê. (Por: André Luiz)

A Chuva Chega para alegria do Homem do Campo e traz alguns transtornos a população:

As chuvas que caíram neste final de semana em Ichu, renovou as esperanças do homem do campo que sofre a mais de dois anos com a falta deste líquido precioso.
A quantidade de chuva que caíram foi pouca, e alguns locais nem mesmo chegou acumular água nos tanques, já em outras localidades a água pode durar até mais de 1 ano, fenômeno natural nesta época do ano, visto que é propício as chamadas chuvas temporais. O que se sabe ao certo é que no sábado dia 19, o Rio Tocó que corta a região passou quase cheio devido as fortes chuvas concentradas na sua cabeceira.
Conforme dados do agricultor Eraldo Cedraz, mais conhecido como Dinho de Pedro seu Né, de primeiro de janeiro até agora choveu 21mm em sua propriedade que fica na fazenda Poço do Lajedo, a 3km da sede do município. Ainda de acordo seus dados, o ano que se passou, ou seja 2012, foi o mais seco dos últimos 15 anos, com o acumulado de 195mm apenas, muito abaixo da média que é de 534mm/mês. O segundo ano mais seco foi em 2003 que choveu 336mm no ano.  Veja o acumulado dos últimos 15 anos:

Em 1997 o acumulado foi de 720mm, 1998 = 459mm, 1999 = 487mm, 2000 = 671mm, 2001 = 557mm, 2002 = 637mm, 2003 = 336mm, 2004 = 517mm, 2005 = 400mm, 2006 = 512mm, 2007 = 425mm, 2008 = 412mm, 2009 = 436mm, 2010 = 606mm, 2011 = 431mm e por fim em 2012 = 195mm.   (OBS: Um ano considerado razoável de chuva, precisa ter um acumulado superior 650mm).
Com as chuvas deste final de semana alguns problemas surgiram, como por exemplo o desmoronamento do alambrado da Quadra Polivalente na sede, além de parte da BA-233, pista recém construída pela TOP ENGENHARIA que liga a cidade de Ichu a Serrinha. Esta pista ainda não foi inaugurada e já vinha sendo muito criticada pela população devido às curvas bem acentuadas e pela falta de acostamento, que leva perigo aos motoristas. Para a população de Ichu e Serrinha, agora surgiu mais uma crítica a fazer que é a má qualidade do serviço e o material usado na construção.
Sobre isto, ouça o que disse o Líder Comunitário Gilson da Bela Vista, no dia que o asfalto cedeu, segundo ele não é a primeira vez que isso acontece. Ele concedeu entrevista ao vivo para repórter André Luiz no sábado dia 19 no programa Faxina Geral da Comunicadora Cida Carneiro na Rádio Independente FM, confira. 
SINTRAFI realiza reunião para tratar sobre o milho de Ração Animal 
Ainda falando ao vivo no programa Independente Notícias, o Repórter Wemeson deu detalhe da Reunião que aconteceu na manhã desta segunda-feira 21 no Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Ichu (SINTRAFI), e um dos temas na reunião foi a respeito do milho para ração animal que está sendo distribuído no Sindicato, outro assunto abordado, foi a respeito da reunião dos criadores de ovelhas que vai acontecer no próximo dia 28, onde na oportunidade estarão discutindo a mortalidade de ovelhas no município através de ataques de cães.

Sites consultados: AL NOTÍCIAS, Ichu Notícias, Independente FM, site da Paróquia, Calila Notícias, Estadão e SECOM-BA.

Comentários