Brasília – Quem acabou de entrar no Bolsa Família deve ficar
atento a algumas etapas que antecedem o saque do benefício. As famílias
selecionadas para participar do programa recebem em casa um cartão,
enviado pelos Correios, que precisa ser ativado. Só então ele poderá ser
usado pelo beneficiário para retirar o dinheiro, que é repassado todos
os meses pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Para ativar o cartão, o responsável familiar deve ligar gratuitamente de
qualquer telefone, fixo ou celular, para o número 0800 726 0207
solicitando o desbloqueio e a liberação para o cadastramento da senha.
Em seguida, é preciso ir a uma lotérica para assinar o termo de
responsabilidade de guarda do cartão. Neste momento, também será
cadastrada a senha do beneficiário, caso tenha sido feita a liberação
prévia por telefone. Após o cadastramento, o atendente passará o cartão
no terminal eletrônico para ativá-lo. Também é indispensável apresentar
um documento de identificação para realizar o procedimento. A ativação
do cartão e cadastramento da senha também podem ser feitos diretamente
em qualquer agência da CAIXA.
Ao entrar no programa, a família recebe uma correspondência informando
que foi selecionada. O prazo para entrega dos cartões, emitidos pela
CAIXA, é de 30 a 45 dias. Nesse período, o beneficiário pode sacar o
dinheiro através de guia bancária apresentando documento de
identificação em qualquer agência da CAIXA.
Quando o cartão é entregue, um integrante da família maior de 18 anos
deve assinar o recebimento. Caso não haja ninguém na residência, serão
feitas mais duas tentativas. Depois disso, o cartão fica disponível na
agência dos Correios por 20 dias. Após esse prazo, os Correios
encaminham o cartão para uma agência da Caixa.
A diretora do Departamento de Benefícios do MDS, Caroline Paranayba,
alerta que é proibida qualquer cobrança de taxas ou venda dos cartões.
Ela ressalta ainda a importância de manter as informações do Cadastro
Único sempre atualizadas. O cadastro é a porta de entrada para mais de
20 programas sociais, entre eles o Bolsa Família.
“Além do endereço, é preciso manter outros itens do cadastro em dia,
como aumento ou diminuição da renda, nascimento ou morte de alguém da
família. É com base nessas informações que é feito o cálculo de quanto a
família irá receber”, explica.
Se não houver nenhuma mudança, a confirmação das informações do cadastro
deve ser feita obrigatoriamente a cada dois anos. Se o cadastro ficar
mais de dois anos sem atualização, a família é convocada para o processo
de Revisão Cadastral. Caso não mantenha o cadastro atualizado, a
família pode ter o repasse do recurso bloqueado.
Como e onde sacar – Os pontos disponíveis para saque do benefício
com o cartão são os terminais eletrônicos da CAIXA, correspondentes
Caixa Aqui e lotéricas. Se estiver sem o cartão, basta comparecer a
qualquer agência da CAIXA levando documento de identificação. Para saber
o dia em que é possível retirar o dinheiro, deve-se observar o último
dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. No
primeiro dia, recebem as famílias com NIS de final 1. No segundo dia, os
cartões terminados em 2 e, assim, sucessivamente. Os recursos ficam
disponíveis para saque durante 90 dias. O calendário de pagamento pode
ser consultado no site do MDS. Na página da pasta no Facebook também é
possível conferir o dia de saque.
O programa – O Bolsa Família é voltado para famílias extremamente
pobres (renda per capita mensal de até R$ 85) e pobres (renda per
capita mensal entre R$ 85,01 e R$ 170). Ao entrar no programa, as
famílias recebem o dinheiro mensalmente e, como contrapartida, cumprem
compromissos nas áreas de saúde e educação. O valor repassado a cada
usuário varia conforme o número de membros da família, idade e renda
declarada no Cadastro Único.
Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
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