Horário de Verão tem Início no dia 17 de Outubro!


O Ministério de Minas e Energia informou nesta quarta-feira, dia 15 de Setembro que o Horário de Verão terá início em 17 de Outubro deste ano de 2010 e se estenderá até 20 de Fevereiro de 2011.
No Brasil, o horário de verão está em sua 40ª edição e foi adotado pela primeira vez em Outubro de 1931, através do decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional, sendo que houve vários períodos em que este horário não foi adotado. Desde 1985, o horário de verão é adotado anualmente, nesse período a abrangência, inicialmente nacional, foi reduzida sucessivas vezes até que em 2003 atingiu a atual. Atualmente, o horário de verão é adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Desde 2008, o início é no terceiro domingo de Outubro, e o final no terceiro domingo de Fevereiro, exceto quando este coincide com o Carnaval, sendo então o horário prorrogado em uma semana. Até 2007 a duração e a abrangência geográfica do horário de verão eram definidas anualmente por decreto da Presidência da República. É designado pela sigla BRST (Brazilian Summer Time), e equivale a GMT-02:00.O governo lembrou que o decreto presidencial número 6.558/2008 determina que a temporada para adiantar os ponteiros do relógio em uma hora deve ter início no terceiro domingo do mês de Outubro, e vai até o terceiro domingo de Fevereiro de 2011, perto do Carnaval.
– A norma tem o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, da energia elétrica. Na prática, o adiantamento diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, informou o Ministério de Minas e Energia, por meio de nota.
O Horário de Verão é válido para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país. A Bahia era o único estado fora do eixo Sudeste-Sul-Centro-Oeste a adotar o horário de verão, só que essa medida durou até o ano de 2002, de 2003 até agora a Bahia seguiu os outros estados das regiões Nordeste e Norte e não mais estabeleceu essa medida de adiantar os relógios em uma hora.
Em todas as áreas onde foi aplicada a medida, houve redução média na demanda de aproximadamente 5%, acrescentou o governo.
Sobre a não aplicação do horário de verão nos estados do Nordeste e Norte, o Ministério de Minas e Energia lembra que experiência demonstrou que a aplicação do horário de verão é mais efetiva quando abrange “regiões ge-elétricas mais definidas”. Acrescenta que a opção pela aplicação nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste justifica-se pelos “melhores resultados alcançados” e por se constituírem estes mercados na maior parte da carga do país.
São dez, os Estados que estarão adotando o Horário de Verão: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, além do Distrito Federal!

Comentários

Alisson Bento disse…
www.abnix.com.br - Hospedagem de sites e Streaming de radios shoutcast, msn suporte@abnix.com.br

Hospedagem para site - 250 gigas de espaço - Trafego E-mail ilimitado - servidor nacional cpanel e linux - R$ 10,00

Streaming de radio ShoutCast com auto-dj e hospedagem para sites e com melhor custo beneficio da internet so na ABNIX.com.br

Streaming para rádio - 200 ouvintes - Qualidade: 32 kbs - Auto Dj 5 Giga - R$ 10.90

Criação de Sites a Partir de 300 reias.

WWW.ABNIX.COM.BR - hospedagemstreaming.com