Polícia apreende 11 animais criados ilegalmente em Santo Antonio de Jesus!


Na manhã desta terça-feira, dia 14 de Dezembro de 2010, a Polícia Civil cumpriu dois mandados de busca e apreensão de animais silvestres no municpio de Santo Antônio de Jesus localizado a 187 quilômetros de Salvador.
No total, foram 11 animais apreendidos, duas araras azuis, um papagaio e oito canários da terra. Foi encontrado também um tucano que fugiu no momento da apreensão.

O delegado ambiental Cristovão Oliveira, que realizou a operação, afirma que três pessoas foram encaminhadas à delegacia e irão responder por criação ilegal de animais silvestres. Eles assinaram apenas um termo de compromisso e foram liberados. Oliveira afirma que a pena máxima para este crime é de dois anos.

Na residência de Edésio Oliveira Silva foram encontrados 16 canários da terra, oito deles estavam anilhados e com a documentação em dia. Edésio tinha o registro de criador legal do IBAMA, mas, após essa apreensão, pode perdê-lo.

Juarez dos Santos e Eliane dos Reis estavam em posse das duas araras azuis, do papagaio e do tucano. Eles não eram criadores registrados no IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).

Os animais apreendidos foram levados para o CETAS, (Centro de Triagem) do IBAMA. Lá, eles ficarão de quarentena para verificar se estão doentes. Se estiverem sadios, entram em processo de readequação ao seu habitat natural.


Informações do site Interior da Bahia.

Comentários