Criadores integrantes do Programa Sertão Produtivo se reunem com Tecnicos da EBDA.


Vários criadores do município de Ichu estiveram reunido nesta segunda-feira, dia 24 de Maio na sede do SINTRAFI (Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares) para discutir com técnicos da EBDA e com a Comissão Municipal problemas relacionados ao Programa Sertão Produtivo do Governo da Bahia.

O Programa Sertão Produtivo, lançado pelo Governo do Estado da Bahia, tornou-se um marco na promoção do desenvolvimento e inclusão social do semi-árido. Dentre as ações voltadas para o agricultor familiar da região, foi criado o Projeto de Fortalecimento da Agricultura Familiar através do Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos com a distribuição de matrizes e reprodutores, kits de ensilagem, dentre outras atividades.

Os criadores relataram que estão sendo prejudicados por cães que matam ou danificam os animais deixando muitas vezes sequelas irreverssíveis. Eles relatam também que com esta situação será complicado repassar os animais entregues pelo Governo para outros produtores conforme determina o programa.

A técnica da EBDA Neide Lopes explicou para os criadores que estão sendo estudadas algumas alternativas para tentar resolver esta situação, mas, é preciso ter uma sensibilização dos envolvidos no programa para cuidar dos animais e diminuir a incidência de ataques dos cães.

Todos os criadores receberam as matrizes e reprodutores que no prazo de um ano e meio deverão ser repassados para o vizinho que estiver dentro dos critérios do Sertão Produtivo ficando com as crias geradas dentro deste período.

Fonte:http://andreluizichu.spaceblog.com.br/

Comentários