Operação apreende arapucas e animais silvestres em Cabaceiras do Paraguaçu!


Mais uma belíssimo trabalho foi feito em defesa da Natureza quando uma operação realizada na localidade de Olhos Dágua, município de Cabaceiras do Paraguaçu, a 153 km de Salvador, resultou na apreensão de 59 pássaros silvestres da fauna brasileira, entre eles canários da terra, cardeal, papa capim, caboclinho e azulão.

A ação, que surgiu a partir de denúncia anônima, ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 29 de Setembro, e durou cerca de duas horas. Foram apreendidas ainda 19 arapucas utilizadas para capturar pássaros nas matas e duas gaiolas corredeiras, utilizadas para treinar canários de briga.

Durante a operação, foram autuados por crime amiental Manoel dos Santos (conhecido como Val dos Passarinhos), 35 anos, Val do Passarinhos ganhou esse nome pelo fato de estar sempre capturando aves no mato para criar as pobrezinhas e até mesmo comercializar, sendo assim um crime ambientalista; além de Val do Passarinhos foram presos em flagrante mais três homens, sendo eles: Francisco Xavier, 30 anos, Antonio dos Santos 59, Adelson da Silva 38 anos.

A operação foi realizada pela delegada Sônia Paiva, titular da Delegacia Territorial de Cabaceiras do Paraguaçu, com a participação da ambientalista Telma Lobão.

A ambientalista explica que a região de Cabaceiras do Paraguaçu tem uma fauna muito farta, por isso funciona como uma grande área de captura de animais silvestres para abastecer as feiras livres que ocorrem ilegalmente em alguns municípios da Bahia. O preço de cada animal nas feiras varia de R$ 1,00 (um real) a R$ 50,00 (cinquenta reais), afirma Telma.

Para suprimir crimes como estes, a polícia conta com a ajuda de moradores e mesmo de motoristas que trafegam nas rocovias próximas. Ao ver apreensão ilegal de animais silvestres, podem ligar para 190, 191 (para quem estiver nas rodovias federais), 75-3681-1012 ou 75-8116-5283.

Comentários