Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural realizou reunião no Povoado de Mumbuca em Ichu nesta terça-feira.


Além dos trabalhadores rurais e os técnicos agrícolas, a reunião contou também com a participação do presidente da APAEB Luiz Gonzaga dos Santos, presidente da ASCOMUM Maria do Carmo e a representante do SINTRAFI Margarida. Foi realizada na noite desta terça-feira 22, uma reunião entre os técnicos agrícolas, representante do MOC e SINTRAFI, com os trabalhadores rurais das comunidades de Boqueirão, Baixinha, Tolda e Mumbuca no município de Ichu região sisaleira do estado. Este trabalho faz parte do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural em parceria com o SINTRAFI (Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Ichu), e o MOC (Movimento de Organização Comunitária) e trouxe temas importantes como: Agroecologia e Políticas Públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável; essas entidades vem desenvolvendo Projetos que visa a melhoria na qualidade de vida dos Agricultores Familiares. A reunião que teve como palestrante o técnico agrícola Paulo Souza Freitas e a participação dos técnicos, José Carlos “JC”, Carol e Rosinere, teve como objetivo principal orientar os agricultores do município de Ichu sobre os riscos a saúde humana provocada pelo uso dos agrotóxicos. Os técnicos orientaram também, como utilizar algumas técnicas no cultivo de verduras e legumes utilizando pneus velhos e garrafas pety.

Foi apresentado um vídeo que destacou os danos que os agrotóxicos vêm causando na humanidade, no vídeo, que além de fatos reais já noticiados em telejornais sobre o descontrole no uso desses venenos, mostrou também dados alarmantes no teor de agrotóxicos nos principais alimentos da população brasileira como Batatinha, pimentão, cenouras e tomate. Paulo falou da importância hoje, de se discutir temas da agricultura familiar, como por exemplo, a agroecologia que é fundamental para esclarecer os trabalhadores rurais como cultivar na terra sem agredir o solo, e assim proporcionar uma melhoria na segurança alimentar das pessoas. Segundo Paulo, para se ter um avanço neste sentido, é necessário organizar a sociedade, no entanto a criação de uma cooperativa seria uma solução viável, diz.

A técnica agrícola Rosinere disse, que a saúde deve ser uma preocupação de todos, e para se ter uma boa qualidade de vida é necessário nos alimentar de forma saudável e para isso, não devemos utilizar agrotóxicos nos cultivos agrícolas e devemos sempre procurar produzir na terra sem prejudicar o solo; ela ainda chamou atenção da necessidade de se criar logo esta cooperativa. Segundo ela toda produção de legumes pode ser agregada na merenda escolar do município, e para isso temos que nos organizar para está concorrendo com outros nas licitações das prefeituras e assim vendermos nossos produtos com qualidade, lembra.

A representante do sindicato dos trabalhadores rurais de Ichu, Margarida, destacou também a importância da organização dos agricultores e aproveitou para falar da experiência que ela vem realizando, utilizando técnicas que ela adquiriu em Petrolina (PE) o qual convidou a todos que se interessasse a conhecer de perto para ir até sua casa. Margarida também destacou a necessidade de se criar esta cooperativa, que para ela será muito importante, afirma.

Alguns líderes comunitários esteve presente como, Maria do Carmo que é presidente da Associação Comunitária de Mumbuca "ASCOMUM", Luiz Gonzaga dos Santos que é presidente da APAEB, Os técnicos agrícolas e representante do MOC "Movimento de Organização Comunitária" Carol, Paulo de Souza Freitas, Rosinere, José Carlos (JC) e Margarida que é representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Ichu "SINTRAFI".
Por: Valdir Carneiro, Fonte - Ichu Noticias

Comentários