REFLEXÃO – Estamos no Natal e é momento de Refletirmos.

Presépio Igreja de Petrolina-PE // Foto: Margarida
O Natal é uma época que devemos refletir em tudo aquilo que representou a vinda do filho de Deus Jesus Cristo. Conforme as Escrituras Sagrada, Jesus veio nos salvar e nos dar a vida, e vida com abundância, e nós como a sua imagem e semelhança, precisamos valorizar esta proeza doada por Cristo Jesus mediante seu Pai celestial, que requer de nós unicamente a adoração em Espírito e Verdade. 

Esta adoração inclui nossos comportamentos, atos e Caridade para com o nosso próximo. Em sua passagem pela terra Jesus nos deu vários exemplos de humildade e amor; numa certa ocasião Ele (JESUS) lavou os pés de seus discípulos demonstrando muito amor e humildade para com o próximo e deixando este exemplo para seguirmos. 

Que este Natal possa ser o momento exato e único para olharmos para cada um de nós e ver se estamos sendo humilde de coração assim como Jesus nos ensinou, e se não estivermos dentro destes princípios que façamos uma mudança de imediato e assim podermos usufruir da vida doada por Cristo Jesus, Uma Vida Abundante “UMA VIDA ETERNA”.   

Nesta época do ano as pessoas acostumam construir presépios mais conhecido em nossa região como Lapinha dentro dos lares, praças e Igrejas, alguns ou a maioria até admiram estes presépios e muitas das vezes não sabem o seu real significado; para deixar nossos leitores situados sobre o presépio vamos explicar aqui seu significado e sua origem.  

Significado do presépio de Natal 
O presépio ou Lapinha é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo e trás no seu centro o menino Jesus na manjedoura. O presépio representa para os cristãos o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão. Algumas pessoas hoje acostumam colocar Carros nos enfeites dos presépios o que foge totalmente da sua realidade, pois, naquela época não existia carros, no entanto isto hoje é muito comum.     

Origem do presépio de Natal 
Conforme os historiadores, os primeiros presépios foram montados pelo padre Francisco de Assis, no Natal de 1223, ele que hoje é Beatificado “SANTO” pela Igreja católica, e ficou mais conhecido como São Francisco de Assis. O Padre católico montou na época o que seria o primeiro presépio e foi feito com argila, na floresta de Greccio, “Comunidade Italiana da Região do Lácio”. 

Sua ideia de montar o presépio era para explicar as pessoas mais simples daquela comunidade o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo. Só por volta do século 18 que se popularizou a montagem dos presépios dentro das casas das famílias lá na Europa, depois se estendeu por outras regiões do mundo sendo hoje uma tradição nos lares cristãos em quase todo universo.   

Conheça alguns presépios em nosso município:
Presépio na residência da senhora Aurenice Lima Carneiro, fazenda Baixinha Zona Rural de Ichu-Ba.
Presépio na residência da senhora Maria Normeide Ferreira Lima, sede do município de Ichu-Ba.

Presépio na residência da senhora Antônia Valdelice Almeida Carneiro, fazenda Queimada do Morro Zona Rural de Ichu-Ba.

Presépio na residência da senhora Maria Antonina Carneiro, fazenda Malhada Nova, Zona Rural de Ichu-Ba.

Presépio na residência da senhora Maria do Carmo Carneiro, fazenda Queimada do Morro II, Zona Rural de Ichu-Ba.

Presépio na residência da senhora Amélia Rosa Carneiro, fazenda Tolda, zona Rural de Ichu-Ba.

Atenção: Aguardem novas fotos de Presépios da Região.

Por: Valdir Carneiro // Ichu Notícias

Comentários