Confira tudo que aconteceu no Independente Notícias desta segunda-feira dia 24 de dezembro de 2012


Confira abaixo tudo que aconteceu no Independente Notícias nesta segunda-feira dia 24 de dezembro.

(EDUCAÇÃO E CULTURA)
SINTRAPI realizou Assembleia Geral Ordinária
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Ichu –SINTRAPI realizou na ultima segunda-feira dia 17, a Assembleia Geral Ordinária com objetivo de avaliar o biênio da gestão atual e planejar o próximo biênio e ao mesmo tempo, tratar da indicação dos nomes para composição da chapa para o processo eleitoral da nova diretoria que ficará a frente da entidade de 2013 á 2015 além de tratar da prestação de contas da entidade.

Além dos sócios, a Assembleia contou com a participação da advogada Lua Marina que integra um grupo da UEFS que vem prestando Assessoria Jurídica para o SINTRAPI.

Segundo informações repassada por Valmirene Santana ao AL NOTÍCIAS, os sócios do sindicato avaliaram em grupos o plano de ação indicando os pontos positivos e negativos. Eles destacaram como positivos o melhoramento da infraestrutura, murada, Assessoria Jurídica, conquista do Plano de Cargos e Salários, Seminário do Dia do Servidor, confraternizações e novas filiações.

Como negativo pontuaram a pouca participação dos associados, o não comparecimento por parte de alguns filiados durante as greves e algumas desfiliações que aconteceram. Foram elaborados os novos projetos para o ano de 2013.

Como a eleição para escolha da nova diretoria deverá acontecer em fevereiro de 2013 para uma possível chapa foram listados os nomes de Ildenei, Ana Maria Anunciação, Missias Carneiro, Pedro Junior, Pauliana, Marília  Normândia, Luciélia e Rosimery foram listados como coordenação executiva, Pauliana e Marília ficaram na suplência. Para o Conselho Fiscal estão Normândia, Luciélia e Rosimery.

Renilda, a atual diretora do SINTRAPI, falou com exclusividade para o Independente Notícias, ela destacou as conquistas da entidade e ressaltou a luta árdua da categoria pelo plano de carreira do magistério que os servidores lutaram incansavelmente. Sobre os processos na justiça a advogada Lua Marine também falou para o Independente Notícias.
(Aguarde a entrevista com Enilda e Lua, realizada pelo Repórter Gil Santos)

(COMUNICAÇÃO)

Rádio Comunitária Independente FM realizou Bingo Beneficente na segunda-feira passada, dia 17 de Dezembro

Na segunda-feira passada, dia 17 de Dezembro de 2012 às dezessete horas e trinta minutos na Praça da Matriz, de Ichu a Associação de Radiodifusão Comunitária Independente FM esteve realizando mais um Bingo Beneficente com o objetivo de conseguir recursos para a construção de uma Torre de Transmissão, já que segundo a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), uma rádio comunitária pode usar uma torre com até 30 metros de altura e hoje estamos com uma antena que tem apenas 16 metros.

Com a construção dessa torre o sinal vai melhorar muito, alcançando comunidades onde o sinal está fraco realizando assim o sonho de muitos ouvintes que querem participar das programações da Independente FM, mas pelo fato de morarem em locais acidentados não conseguem ouvir nitidamente.

Vale registrar também a participação e colaboração do AL Sonorização na pessoa de André Luiz e Pepedo que não mediram esforços para que fosse realizado o Bingo, assim como o empresário José Gonzaga que fez a doação do micro system.

Muitas pessoas não só da sede como também de outras comunidades de Ichu e municípios vizinhos se fizeram presentes contribuindo assim para o crescimento da rádio Comunitária Independente FM. Tudo isso comprova cada vez mais o apoio, carinho e confiança que a comunidade tem com a emissora, fruto de um trabalho sério e democrático que é sempre prestado à comunidade.

O Bingo teve dois prêmios: No primeiro, um Micro system e no segundo, um aparelho celular com rádio e dois chips. Houve apenas um vencedor para cada prêmio, tendo a garotinha Lays Brito da Silva, de 11 anos moradora da Avenida Adalberto Ferreira Santiago, uma ouvinte assídua da rádio ganhando o Micro System. Já no segundo prêmio: Wilson Soares Júnior de 28 anos, morador da Rua Justiniano Soares Militão, foi o felizardo do aparelho celular, ambos os ganhadores são moradores da sede do município.

No final do evento beneficente, o comunicador e presidente da Independente FM André Nilton deixou uma mensagem para todos que estiveram presente, pedindo ao Deus da vida que iluminasse os caminhos de cada um e agradecendo a todos que contribuíram e contribuem para o crescimento da emissora onde todos tem voz e vez, independente de visão política, raça, cor, religião, classe social, fazendo assim uma rádio verdadeiramente comunitária, conquistando cada vez mais essa confiança e carinho da comunidade, pois é feito um trabalho com respeito, dedicação e amor para com todos.

Rádio Comunitária Independente FM Realiza Confraternização de Natal e Final de Ano na Comunidade de Licuri

Neste sábado, dia 22 de Dezembro de 2012 aconteceu um momento muito especial e maravilhoso para a família Independente FM.

Assim como em 2011, onde a equipe da rádio foi para Fazenda Tolda, neste ano de 2012 a confraternização foi realizada numa comunidade onde todos os moradores também têm um carinho muito especial pela emissora- o Povoado de Licurí, distante cerca de 8 km da sede onde foi feita a Confraternização de final de Natal e Final de Ano da Família Independente FM ao ar livre com sócios, locutores e pessoas amigas da rádio que juntos fizeram um dia muito descontraído com muita alegria e entretenimento entre os presentes comprovando a importância da rádio comunitária de Ichu Independente FM.

A Família Independente foi muito bem acolhida pelos moradores da comunidade a exemplo de Dona Rosinha, Carlos Alberto, Jaílton, Luiz, Jucimaura, Dona Inês, Carlos José, Laís e outras pessoas de família que receberam com emoção, alegria e um grande carinho os integrantes da rádio sendo eles onde sócios, diretores e comunicadores que estiverem presentes nesse agradável ambiente, fortalecendo ainda mais os laços de amizade que a emissora proporciona nos locais onde sua onda sonora alcança.

Houve um grande número de participantes, todos eles valorizando a importância desse veículo de comunicação não só no município como também nas comunidades vizinhas, já que a Rádio Comunitária de Ichu Independente FM vem a cada dia mais conquistando espaço na comunidade com seu trabalho imparcial respeitando a todos e abrindo espaço, independente de religião, classe social, partido político como realmente deve ser o perfil de uma rádio verdadeiramente comunitária.

Houve uma grande participação de sócios, diretores, entidades parceiras, locutores e outras pessoas da comunidade que sabem valorizar o trabalho da emissora, destacando as conquistas e falando também da importância da Independente FM; ficou clara a felicidade das pessoas que fazem esse veículo de comunicação, premiando assim aqueles que estão sempre atuantes nesse processo de democratização da comunicação comunitária.

As atividades desta confraternização foram: almoço ao ar livre, amiga (o) secreta (o), jogos de dominó, bebidas e comidas para todos os gostos fortalecendo os laços de amizade das pessoas que fazem a Independente com as pessoas da comunidade em geral.

O desejo de todos é que 2013 possa ser melhor e que continue avançando mais e mais com o apoio dos sócios, entidades, pessoas da comunidade em geral. Vale lembrar também o apoio voluntário dos comunicadores e das pessoas que estiverem sempre presentes em todos os momentos de atividades da rádio. 

A esperança continua viva para que em 2013 possamos adquirir uma torre de transmissão apropriada, assim se realiza mais um grandioso sonho de ver a rádio Independente FM chegar mais longe para ficar mais perto de você!

Parabéns aos comunicadores, sócios, locutores, ouvinte e todos que fazem a Família Independente

FELIZ NATAL E UM 2013 CHEIO DE REALIZAÇÕES e que Deus ilumine a todos (as). Matéria contribuída por Iradilson Lúcio - Comunicador da Independente FM. 

(GERAL)

Jorge Soares “Gueguel” foi promovido a graduação de Cabo da Polícia Militar

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 17, na sede do 1º BPM/Feira de Santana a formatura de novos Cabos da Polícia Militar.

De Ichu recebeu a nova graduação o soldado Jorge Soares mais conhecido por Gueguel, ou utilizando a formalidade convencional da corporação “Cabo Soares”.

Há 24 anos integrando a briosa Polícia Militar, Cabo Soares já trabalhou em diversas cidades do estado como Santo Antonio de Jesus, Paulo Afonso, Itaparica, Feira de Santana, Serrinha, Candeal e atualmente está em Ichu sua terra natal.

Experiente na função que exerce com lealdade e dentro dos princípios inerentes a profissão, Soares afirma que está muito feliz por essa promoção e lembra que já atuou em várias operações especiais como micaretas, carnaval (inclusive na capital) e durante as comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, em 2000, quando esteve por 15 dias trabalhando na cidade de Porto Seguro.

Familiares estiveram na solenidade para prestigiar este momento importante na carreira deste militar que além de ser um policial enérgico quando necessário, é também rico em amizades o que o torna bastante querido não só em Ichu, mas por onde tem atuado.

O curso que Soares participou teve a duração de 60 dias e as aulas foram realizadas no Batalhão Escola de Feira de Santana.

Agora na ativa o município de Ichu conta com dois policiais graduados, sendo Sgto Djalma Lucas (Comandante do Destacamento) e agora Jorge Soares. Ressaltando que outros já estão na reserva a exemplo de Joselito Evangelista. (Por: André Luiz – AL Notícias)

(DENUNCIAS)
Passageiros Ficam Revoltados com a PLENNA, empresa de transporte que faz linha Ichu a Feira de Santana:
Na manhã de terça-feira dia 18, cerca de 45 passageiros do Micro-ônibus da empresa PLENNA que fazia linha da cidade de Ichu para Feira de Santana Via Candeal e Tanquinho, passaram por grande constrangimento, quando o pneu estourou nas imediações da cidade de Candeal deixando todos os passageiros a derivas por aproximadamente 4 horas esperando um outro ônibus reserva.
Segundo relatos de alguns passageiros em contato com a nossa reportagem, os pneus do ônibus estavam completamente carecas e não havia um outro pneu para socorro o que deixou alguns passageiros indignados.

Não foi só a falta do pneu reserva que deixou os passageiros revoltados, a demora de um outro ônibus da empresa prestar o socorro também irritou todos eles. Alguns até solicitou a devolução do dinheiro para seguir viagem em outro veículo porém, não foram atendidos, conforme afirmou um passageiro que alegou ter ficado por 4 horas na estrada e que só por volta de 11h e 30 minutos foi que o outro ônibus chegou para socorrer os passageiros.

“Isso é uma falta de respeito contra a população de Ichu e Candeal que diariamente utilizam estes ônibus para irem a Feira de Santana, a vontade que me deu na hora era de quebrar o ônibus todo, mas me controlei” relatou um dos passageiros para nossa reportagem.

(POLÍTICA)
Eleitos dia 07 de outubro em Ichu foram Diplomados na terça-feira dia 18, na mesma solenidade o futuro prefeito anuncia seus secretariados:

O prefeito, vice prefeito e vereadores de Ichu eleito no pleito de 07 de outubro foram Diplomados na manhã do dia 18 de dezembro no Fórum Desembargador Abelard Rodrigues em Riachão do Jacuípe. Os vereadores que ficaram na 1ª suplência também foram Diplomados.

Com o Auditório lotado, o Juiz da 114ª Zona Eleitoral Dr. Arnaldo Freire Franco, deu início a solenidade parabenizando todos os eleitos, prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes, pediu que todos honrassem os cargos que lhe foram confiados e desejou boa sorte para todos os candidatos eleitos e Reeleitos de Ichu. 

Antes de serem diplomados todos os presentes foram convidados a ficarem de pés para cantarem o Hino Nacional, este foi um momento de muita emoção.  

Usando o critério dos mais bem votados até o primeiro suplente de cada coligação o Juiz chamava um a um iniciando pelo prefeito e vice George e Geraldo, em seguida os vereadores e os dois primeiro suplente, um de cada coligação.

Os Diplomados de Ichu foram; George Ferreira  PSC – Prefeito; Geraldo Carneiro PT – Vice-prefeito; Manoel Afonso PSDB – Vereador; Edvaldo Apolônio “Arraia” PSC – Vereador; Antônio Carlos “Carlinhos Moto” PSB – Vereador; Willian Gonçalves “Wly” PSDB – Vereador; Lucia Maria “Professora Lúcia” PSB – Vereadora; Adalberto Santiago “Beto” PHS – Vereador; Eugênio Carneiro – PP – Vereador; Antônio Egberto PHS – Vereador; Geovana Marcia “Gei” PR – Vereadora; Antônio da Silva “Chiba” PSL – 1º Suplente da coligação Um Novo Tempo é Possível e por fim, Jorge Valdemir mais conhecido como “Jorge da Caçamba” PSDB, 1º Suplente da Coligação A Nossa Força é a Nossa Gente. Detalhes: Jorge da Caçamba não se fez presente na solenidade.

No final, o Independente Notícias ouviu a palavra do futuro prefeito George Ferreira, e os dois vereadores mais bem votados que foram eleitos pela primeira vez, Arraia e Wlly.

Na entrevista com George ele falou dos desafios que encontrará pela frente e aproveitou também, para anunciar com exclusividade os nomes de seus secretários, que assumirá as pastas a partir de janeiro.
Wly por sua vez falou dos problemas com a prestação de contas e desmente boatos de que ele não assumiria a cadeira no legislativo.

Já Arraia prometeu trabalhar com atenção especial na saúde e no esporte do município.

(Aguarde a entrevista com George, Wlly e Arraia)

(ECONOMIA)
Feirantes Reclamam da Localização da Feira Livre de Ichu
Desde quando foi transferido a feira livre do Centro VELHO que fica na Avenida Joaquim Lázaro Carneiro para o Centro NOVO localizado na Rua Cidália Romana Carneiro em Ichu, que os Feirantes vem reclamando bastante em relação a quedas nas vendagens.

Segundo Jailson de Almeida Mascarenhas “JAI” de 31 anos que a 12 anos trabalha na feira livre de Ichu no ramo de confecções, depois que a feira foi transferida para o novo Centro que as vendagens nunca mais foi a mesma, ele alega que a população consumidora deixaram de comparecer à feira livre para fazer suas compras, devido a má localização.

Jai disse ainda para nossa equipe de reportagem que atualmente ele fatura cerca de R$ 500,00 e que este faturamento já foi maior quando a feira era no outro Centro, ele ressaltou também, que 90% dos feirantes hoje pensam da mesma forma que ele e que até o consumidor tem o mesmo pensamento, afirmou o feirante.
Nossa equipe de reportagem procurou o futuro prefeito de Ichu George Ferreira para falar sobre o assunto e ele garantiu que a feira livre vai retornar ao local de antes, ou seja, voltará para o Centro Velho.  Antes disso segundo George, será necessário a realização de uma reforma e ampliação na estrutura atual do prédio que se encontra danificada e que isso requer um pouco de tempo, no entanto, ele garante que será uma de suas prioridade a partir de janeiro de 2013.    

(Aguarde a entrevista com o feirante Jailson) 

(POLÍCIA) 

Ladrões voltam a agir e arrombam dois bares na comunidade de Canavial

Na madrugada de quinta, 20, para sexta-feira 21, ladrões voltaram a agir no município de Ichu e arrombaram dois bares situados na comunidade de Canavial.
Conforme matéria do Repórter André Luiz divulgado no site AL NOTÍCIAS do dia 22, sábado, os meliantes adentraram no Bar do Alberto localizado na área pertencente ao senhor Janjão e subtraíram uma caixa de pitu, 07  litros de Dreher, 06 litros de Leão do Norte, 01 litro de Paratudo, 04 litros de Cortezano, 03 litros de Jangada e para piorar a situação levaram um aparelho de som, um aparelho de DVD e uma Twitter que estava instalada em uma das caixas de som.
Em entrevista para o site AL NOTÍCIAS, Alberto disse ainda que um dia antes foi realizada uma reunião no local e o bar foi fechado normalmente, já na sexta-feira, 21, quando foi levar algumas caixas de cervejas percebeu a ausência dos equipamentos e das bebidas.
Ele informou que não encontrou ainda o local exato onde os bandidos arrombaram, embora, reconheça que o cadeado principal estava frágil podendo ser aberto com facilidade. Para Alberto o prejuízo ultrapassa de R$ 1.000,00.

Já o desportista e comerciante Jorge do Canavial teve mais sorte, pois os bandidos entraram no seu bar passando pelo telhado, mas por incrível que pareça não levaram nada. No bar de Jorge também tem além das bebidas, aparelho de som, dvd, bolas, redes e outros materiais esportivos.

Os dois comerciantes informaram que foram à delegacia neste sábado e registraram a queixa e pediram providências por parte da Polícia Civil.
DETALHE: Nos dois locais arrombados existem residências de familiares próximas, e infelizmente ninguém viu nada. 

(MEIO AMBIENTE)

Incêndio consumiu o lixão na comunidade de Umbuzeiro

O lixão que fica situado na Comunidade do Umbuzeiro foi consumido pelo fogo na tarde deste sábado dia 22, conforme matéria do AL NOTÍCIAS do mesmo dia.
Neste local que pertence ao agricultor Francisco Carneiro, são depositados os lixos oriundos da sede do município e foi cedida a prefeitura municipal pelo próprio proprietário.
Segundo informações de populares, o incêndio pode ter começado pouco antes do meio dia de sábado (22),  mas só por volta das 13 horas que eles perceberam a grande fumaça e assim iniciaram uma luta para tentar controlar as chamas.
Familiares do proprietário e alguns amigos se engajaram na luta, tentando debelar as chamas. Um veiculo com diversos galões de água foi utilizado para amenizar a situação que só a noite pode ser controlada.
Eles não souberam informar se o fogo foi provocado por alguma pessoa ou até mesmo em virtude dos próprios materiais depositados no lixão que podem ter incendiado com o intenso calor que está fazendo em Ichu.
Por telefone, já na manhã do domingo dia 23 “ontem”, Orlando que é filho do proprietário da área disse que só na noite do sábado, que o fogo foi controlado, porém pequenos focos ainda persistiam e por isso eles continuam no local por medida de precaução e evitar que as chamas voltem a se alastrarem para outros locais ainda não atingido.
A causa do incêndio é indefinida, pois pode ter sido colocado por alguma pessoa como ocasionado pelo aquecimento excessivo do plástico, vidro ou outro produto.

(ESPORTE)
Comunidade do Consolo realiza mais uma tarde esportiva neste domingo:

Na tarde deste domingo 23, a comunidade do Consolo foi palco de mais dois jogos amistosos, desta vez foi contra duas equipes da Comunidade do Açude de Aroeira que vieram pagar a visita do dia 15 de dezembro quando na ocasião a equipe da comunidade venceu o primeiro jogo por 2X1 e no segundo, perdeu para o Consolo por 4X1.

No jogo de ontem dia 23, o Consolo venceu os dois jogos, sendo o primeiro por 1X0 com gol de Alvinho e o segundo por 4X1 com dois gols de Vailson, um de Rony e outro de Alvinho pelo Consolo e Elismar fez o gol de honra para o Açude.

(AGRICULTURA)

Secretaria de Agricultura do Município Realiza mais uma vez o Recadastramento do Garantia Safra

Em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícolas (EBDA), a Secretaria de Agricultura do Município de Ichu deu início no ultimo dia 14 de dezembro de 2012 de mais uma etapa do recadastramento do Garantia Safra em nosso município.

Este projeto do governo federal, visa minimizar os efeitos da seca no país, mais especificamente no nordeste brasileiro. Aqui em Ichu, segundo a Secretária de Agricultura Gildinei Conceição Carneiro "Petinha", o projeto tem parceria com a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola).

Vale ressaltar que o cadastramento já esteve em várias localidades da zona rural do município e no próximo dia 04 de janeiro estará nas Comunidades de Barra, Varjota e Nova Esperança, este processo se estende até o mês de fevereiro e será muito importante que a população fiquem atentos quanto ao dia do cadastramento em sua localidade. Algo inovador nesta nova etapa de recebimento do benefício ficará por conta do aumento em mais duas parcelas no valor do benefício, já autorizado pela presidente do Brasil Dilma Rousef, isto devido a extrema seca em que estamos vivenciando. Vale salientar que quem realizou o cadastro ano passado, já pode receber o benefício.     Por Emerson Pablo

Por Valdir Carneiro, Emerson e Iradilson // Site consultado AL NOTÍCIAS

Comentários