Confira tudo que aconteceu no Independente Notícias do dia 17/12/12


(POLÍCIA)
Considerado como uma das melhores do Município, a Escola Municipal Deputado Emério Resedá situado no povoado de Nova Esperança está sendo alvo de vandalismo.

Funcionários da escola contam que a muito tempo, a escola vem sendo alvo de vandalismo por pessoas ainda não identificadas, eles lembram que nos últimos anos a escola vem sendo depedrada e que já passou por diversas tentativas de arrombamentos, sendo que em uma delas foi consumado e os bandidos tentaram subtrair o Botijão de Gás sem sucesso, pois o mesmo estava trancado sendo levado apenas o registro. "Na época um boletim de ocorrência foi registrado"- conta uma funcionária.
Ainda, segundo relatos de um funcionário que pediu para não ser identificado, a ultima vez que os vândalos agiram foi na ultima sexta-feira  07 de dezembro, quando jogaram uma enorme pedra no telhado e esta caiu ao chão quase atingindo uma estudante que estava passando no local.

A equipe do Independente Notícias procurou a direção da Escola, mas ninguém quis falar sobre o assunto, porém autorizou que fossem feitas as fotos onde mostra muitas telhas quebradas, janelas com quase todas as vidraças destruídas.

“Alguns casos são de pessoas de fora, mas na maioria das vezes são os próprios alunos que praticam o ato e ficam disfarçando como que nada tenha acontecido e infelizmente não podemos provar e fica nesta situação”, comentou uma pessoa da comunidade que também não quer ser identificada.
Outra pessoa disse: “Eles mesmos são os mais prejudicados, todo patrimônios público é um bem da população e as vezes as próprias pessoas  que são os beneficiados são aquelas quem mais cometem coisas dessa natureza" -, pontuou outra pessoa.

A Escola Municipal Deputado Emério Resedá (EMDER) começou a ser construída em 2002 e teve a sua inauguração no dia 09 de Fevereiro de 2003 na gestão do então prefeito de Ichu na época Dorivaldo Ferreira Da Silva, embora ainda sem a murada.

Mais uma residência foi arrombada e roubada em Ichu:

A onda de arrombamentos no município de Ichu parece que não vai dá trégua, depois de anunciarmos no programa do dia 03 os quatros arrombamentos que aconteceram em novembro, na madrugada deste domingo 16, mais uma residência foi arrombada e roubada.

De acordo o AL NOTÍCIAS, era por volta de 01:00 h da madrugada deste domingo, 16, que meliantes subtraíram um aparelho de som e outro de DVD da residência de Edmilson Barcelar Araujo, situada na comunidade de Umbuzeiro que fica há aproximadamente 1 km da sede do nosso município.

O primo da vítima José Roberto, disse para o repórter André Luiz que os deliquente utilizaram um pé de cabra para abrir a porta do fundo e assim terem acesso à residência.

A senhora Elza Bacelar, a genitora do proprietário da residência, ainda informou para o AL Notícias que às 9 horas esteve na casa para pegar algumas peças de roupa do seu filho para lavar, já que o mesmo encontra-se trabalhando em Feira de Santana e ao abrir a porta da frente percebeu que a do fundo estava aberta e assim sentiu falta dos equipamentos eletrônicos.

Ainda segundo Elza, Edimilson foi logo comunicado do ocorrido e que ela não sabe informar quem poderia ter cometido o roubo.

O repórter André Luiz falou com Edmilson por telefone e ele relatou que na próxima quarta-feira estará em Ichu para registrar a queixa e que com certeza irá descobrir quem são esses ladrões baratos, afirmou.

Diante da dificuldade que a Polícia Militar de Ichu vem passando por falta da viatura que se encontra em Serrinha, a população acaba ficando desguarnecida e com isso os bandidos acreditam que estão livres para cometerem os delitos.

Outro fator que preocupa a população de Ichu hoje, está relacionado com a delegacia que fica fechada praticamente toda a semana, pois somente durante dois dias existe um agente de plantão, conclui o artigo do AL NOTÍCIAS.

(SAÚDE)

Secretaria de Saúde Reinaugura duas Unidades de Saúde após Ampliação e Reformas

Reinaugurada a Unidade de Saúde Helena Santiago

Contando com as presenças de diversas pessoas da comunidade, autoridades locais e da prefeita da cidade de Itiúba Cecília Petrina, foi reinaugurada a Unidade de Saúde da Família Helena Santiago que fica instalada ao lado do Hospital Sagrado Coração de Jesus.

A reforma foi realizada com recursos do Governo Federal através do Ministério da Saúde no valor de  R$ 134.032,25.

A solenidade aconteceu no final da tarde de ontem, 10 de dezembro, e foi marcada por muita emoção diante a importância não só da estrutura edificada, como do nome que fora mantido na Unidade de Saúde.

A Coordenadora da Atenção Básica, Denieire Santiago, iniciou falando da alegria de poder estar trabalhando no município de Ichu. Ela ressaltou o empenho da comunidade ichuense em lutar por melhorias na qualidade de vida. Denieire destacou o quanto aquela unidade será imprescindível para a prevenção de problemas de saúde dos ichuenses e que todos possam valorizar este patrimônio que foi entregue.

A Agente de Saúde Pedrina Cordeiro foi convidada para contar o o motivo da escolha do nome Helena Santiago para a Unidade de Saúde.

Bastante emocionada Pedrina contou um pouco da história da saudosa Helena Santiago que teve parte da sua vida dedicada à saúde principalmente por se doar trabalhando com amor e carinho no exercício de sua profissão, sem medir esforços durante dia e noite tanto no local de trabalho quanto nas residências ganhando a confiança do povo ichuense. Helena se destacou no serviço de parteira, quando fez o primeiro parto em 1976 da criança Erinéa de Teté.

Helena Santiago deixou  de servir a população quando ficou impossibilitada por conta de um câncer de mama que lhe levou a óbito em 31 de março de 1999.

Reconhecendo o relevante trabalho de Helena, na área de saúde, o então vereador Renildo Cedraz lançou na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que foi sancionado pelo Prefeito da época José Martins Carneiro (Zezi) tornando na Lei nº 004/99 de 19/04/1999 denominando a Unidade de Saúde em Centro de Saúde Helena Santiago de Almeida.

Continuando com a solenidade a adolescente Andreissa Jesus foi convidada para cantar uma música, buscando a reflexão do público presente.

Andreissa cantou a música Não é Tarde de Fernanda Brum bastante pertinente para ocasião quando diz que não é tarde para se sonhar, o céu ainda é azul e há esperança, é só olhar no olhar de uma criança e no sorriso de uma mãe que deu à luz.

Minha força vem de um Deus que faz milagres, minha fé está além do impossível, minha esperança viva está meu coração não quer parar, pois nunca é tarde, (nunca é tarde).

Após Andreissa, a Secretária de Saúde Maria das Graças iniciou o seu pronunciamento com um pensamento de Paulo Freire que diz que“Um sonho que se sonha só, é apenas um sonho, e um sonho que se sonha junto é realidade”.

Ela destacou que os moradores de Ichu receberam uma Unidade de Saúde da Família totalmente reformada com financiamento do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde e a Prefeitura.

Para ela, a reinauguração representa uma luta de todos que querem ver uma atenção básica baseada nas diretrizes e princípios dos SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade.

Conforme à secretária a unidade traz serviços que fortalece a saúde da população com saúde da mulher, do homem, da criança e do idoso.

Os profissionais inseridos nesta unidade são: Médico, Enfermeira, Dentista, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista, Educador Físico, Auxiliares de Enfermagem, Dentista, Agentes Comunitários de Saúde, Recepcionista e Agente Público.

Graça Cedraz falou que a unidade tentou seguir um projeto arquitetônico que adota características próprias. Tudo isso  para garantir que nossa população tenha um atendimento de excelência acompanhado pelo Programa de Melhoria e Acesso a Qualidade – PMAQ, pontuou.

A secretária relatou também que durante a sua gestão 2011/2012 foram muitas dificuldades, porém, existiram algumas conquistas como a reforma do Helena Santiago, das Unidades dos povoados de Barra e Casa Nova, inicio da reforma do posto da comunidade de Licuri.

A Secretária continuou destacando as conquistas e falou da Farmácia Básica que está sendo construída, Núcleo de Atendimento da Saúde da Família – NASF, valorização dos profissionais trabalhando com projetos como Cuidando de Quem Cuida, Mensageiros da Paz com crianças e adolescentes de 12 a 16 anos, continuidade ao Programa Saúde na Escola – PSE, Projeto Aquarela em parceria com a Secretaria de Educação envolvendo todas as crianças do Ensino Fundamental e suas famílias por meio de Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Técnico Administrativo e Monitores.

Finalizando Graça ressaltou a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  – SAMU em Riachão do Jacuípe que já conta com duas ambulâncias e mais uma em Nova Fátima que também vai beneficiar o município de Ichu.

O Prefeito José Dias Portugal disse que estava feliz, pois, apesar de ser o final do seu mandato estava entregando uma obra importante. Ele destacou que o novo prefeito e o futuro Secretário de Saúde terão a disposição várias obras em andamento e mais um posto de saúde com todas dependências dentro dos padrões do Ministério da Saúde.

Eles contarão ainda com o apoio do SAMU em Riachão e encontrarão o Hospital Sagrado Coração de Jesus organizado

A Prefeita de Itiúba Cecília Petrina que é presidente do CONSISAL falou que estava em Ichu para uma reunião com José Dias e que ficou surpresa em encontrar a reinauguração. Para ela isso demonstra compromisso dos governantes que mesmo tendo perdido a eleição ainda entregam obras, diferente de muitos gestores por aí que estão totalmente enrolados.

Cecília enalteceu a saúde no Brasil, pois, segundo ela, cada dia que passa vem melhorando por intermédio do Governo Federal. São vários projetos e programas à disposição dos municípios que garantem a prevenção de problemas de saúde principalmente para os mais carentes.

Representando a câmara, o vereador Roque Filho “Minininho” parabenizou a atual administração pela reforma da Unidade Helena Santiago acrescentando que alí existem profissionais gabaritados para prestarem bons serviços para a comunidade. Ele disse que acredita no potencial do novo gestor e pediu para que o próximo prefeito busque cada vez mais valorizar essa área que é de fundamental importância para todos.

Encerrando os pronunciamentos, a Pedagoga e Psicanalista Paula Rosemay fez uma breve reflexão, falando da necessidade de ter amor em tudo que faz. Paula agradeceu a Denieire Santiago por ter a convidado para vir trabalhar em Ichu. Agradeceu também as colegas que encontrou por aqui, já que Ichu demonstrou ser bastante hospitaleiro. Para ela os profissionais de Ichu apesar das dificuldades se dedicam de corpo e alma para prestarem um atendimento de qualidade.

Ela disse que existem pessoas que são como o Rio Jordão que tudo que recebem como amor, gratidão, carinho e atenção sabem demonstrar e passar para os outros, no entanto, existem aqueles que são como o mar Morto que recebem esses benefícios e ficam para si, ou seja, se fecham para o mundo.

Por fim o Prefeito José Dias Portugal e a Secretária Maria das Graças abriram os portões da Unidade e convidaram os participantes para conhecerem as dependências e receberem a benção do Padre Jairo.

Antes da benção final o Padre Jairo passou uma palavra de fé e esperança,  e destacou a necessidade da prevenção para que doenças que acometem o povo possam ser evitadas a exemplo da dengue.

Para o Padre Jairo a comunidade precisa colaborar para que não seja necessário se dirigir até lá, mas se for preciso ele espera que alí os necessitados encontrem conforto, atenção e principalmente a cura para as suas enfermidades.

ENTREVISTAS
Presente na reinauguração, o futuro Secretário de Saúde Evânio Cordeiro avaliou como positiva a reforma da Unidade e ele disse que espera utilizar da melhor maneira possível e assim contemplar os munícipes com uma atenção básica de boa qualidade. Evãnio reiterou que quando passou procurou trabalhar pelo melhor e se hoje tá bom, assim que assumir vai buscar fazer melhor ainda.

George Ferreira que a partir de janeiro de 2013 assume os destinos do município de Ichu parabenizou toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde que fez esse trabalho bonito, afirmando que quem ganha é o povo e que com certeza vai dá prosseguimento nos trabalhos que vem sendo realizado pela atual Secretária, por entender que o município não pode parar. Ele ressaltou que tudo que  foi bom continuará e com um toque de administrador irá procurar melhorar o que não está certo.

Para ele o problema da saúde é no país inteiro e tudo que se faça nessa área é pouco, pois os recursos que vêm não são suficientes, mas como fora dito por alguns funcionários, com uma dose de carinho, amor e sabedoria esses recursos se multiplicarão, por tanto, sendo bem aplicado quem ganha é o povo, finalizou.

Povoado de Barra também recebe Unidade de Saúde reformada e ampliada

O povoado de Barra que fica há uma distância de 9 km da sede do município de Ichu recebeu nesta terça-feira, 11, totalmente reformada e ampliada, a Unidade de Saúde Rita Meire.
Assim como o Helena Santiago na sede, esta unidade recebeu recursos do Ministério da Saúde em mais de R$  117.000,00.

Além da recuperação da área já existente houve a construção de um auditório que servirá principalmente para as reuniões e momentos de terapia e outros.

Contando com pouquíssimas pessoas do Povoado, e nenhum usuário das outras comunidades que são beneficiadas com esta Unidade como Nova Esperança e Varjota, a solenidade foi bastante simples e começou a tradicional brincadeira de amigo (a) secreta (a) entre as pessoas que trabalham no local.

Eles agradeceram pelo trabalho ali desenvolvido e falaram da tristeza em saber que a equipe deverá ser mudada a partir de 2013.

A Secretária de Saúde Maria das Graças repetiu praticamente o havia dito na inauguração do Helena Santiago, destacando as dificuldades encontradas na área, mas também lembrando das conquistas, onde segundo ela, ficarão marcadas para sempre na memória do município.

Ela lamentou a ausência dos moradores de Barra e das outras comunidades, no entanto, entende que o trabalho foi feito com muito empenho e determinação para oferecer o melhor pra toda população.

O médico Alisson Almeida falou que quando recebeu o convite por parte de Denieire Santiago, pensou bastante para aceitar, assim recebeu incentivo de outras pessoas e decidiu trabalhar na comunidade de Barra.

Para Alisson os funcionários e a  comunidade soube  lhe acolher e mesmo sendo recém-formado conseguiu conquistar a confiança  dos moradores do povoado.

Ele disse que diversas pessoas de Barra desejavam a sua permanência, mas Alisson afirmou categoricamente que não irá atuar mais na USF de Barra, não só por questões políticas, mas por entender que mudança é mudança. “Se o povo entendeu que era melhor mudar, seja feita a vontade do povo”.

A Pedagoga e Psicanalista Paula Rosemay durante sua reflexão procurou chamar a atenção de todos sobre a importância de estar sempre alegre. Conforme Paula, a cura só vem com a alegria.

Para ela, muitos vivem na solidão porque não construíram ponte entre as pessoas, e sim barreiras que lhe distanciam dos outros.

Rosemay parabenizou toda equipe que atua na Unidade de Barra e em especial a Denieire Santiago pela dedicação em tudo que faz.

Denieire Santiago, Coordenadora da Atenção Básica lembrou que está no município de Ichu há quatro anos e que nesse período percebeu uma grande evolução no Povoado de Barra.

A coordenadora ressaltou a necessidade da valorização da Atenção Básica por entender que é com a prevenção que as pessoas terão mais saúde.

Ela também agradeceu a toda equipe e desejou sucesso para todos e que eles possam continuar trabalhando em prol dos usuários.

As funcionárias também se expressaram e falaram das ações que são disponibilizadas para a comunidade e da alegria em ver a unidade reformada e entregue para benefício de todos.(AL NOTÍCIAS)

 

(MEIO AMBIENTE)

Incêndio atinge oficina de chaparia na Av. Joaquim Lázaro Carneiro

Na quarta-feira dia 12 de dezembro a oficina de chaparia pertencente a Serginho de seu Carlito que fica na Av. Joaquim Lázaro Carneiro saída para Candeal foi atingida por um incêndio de média proporção.
Era por volta de 13h e 50min quando populares perceberam uma grande proporção de fumaça preta saindo do interior da oficina que fica próximo a serraria de João da Cruz no início da BA-411.
De acordo o site AL NOTÍCIAS, houve uma grande correria no princípio do incêndio devido a preocupação em haver uma explosão já que existia material e produtos propícios a isso dentro da oficina. Ainda de acordo o site, uma boa parte da população se deslocaram até o local para tentar debelar as chamas, no entanto, uma outra parte de pessoas moradores vizinhos da oficina evacuavam a área com medo de uma possível explosão.
Depois do susto, e ao entrarem na oficina foi verificado que o fogo havia atingido pneus, caixas de papelão, e algumas peças de veículos. Portando extintores e baldes com água conseguiram debelar as chamas evitando o pior.

Serginho, o proprietário da oficina, disse para o AL NOTÍCIAS que não sabia as causas do incêndio, pois, no local atingido não tem energia elétrica e o veículo que se encontrava próximo não estava com a bateria. Serginho suspeita que alguma bituca de cigarro possa ter ficado acesa e assim ocasionado o incidente. Ele lamentou o fato, mas agradeceu a Deus pelo incêndio ter sido controlado e nenhuma pessoa ter se ferido, ou seja, houve apenas danos materiais.  

(COMUNICAÇÃO e EDUCAÇÃO)

Colégio Santo Antônio realiza reunião do Projeto Educomunicação:

Com objetivo de renovar por mais dois anos o Projeto Educomunicação no município, aconteceu nesta terça-feira dia 11 de dezembro, uma importante reunião no Colégio Santo Antonio no Povoado de Barra.
A reunião abordou sobre o Projeto Educomunicação, e contou com a participação de representantes do Poder Público, Sociedade Civil, SMEC, Conselho Tutelar e da coordenação de Comunicação do Movimento de Organização Comunitária – MOC.

De acordo a professora Normandia Lima, foi discutida também na reunião a execução do Projeto através da seleção de novos jovens comunicadores indicados pelas entidades e a formação de uma comissão gestora municipal com representantes da Sociedade Civil, Poder Público, CMDCA e Conselho Tutelar.

A comissão ficou formada com a Associação Comunitária de Barra, APAEB, SINTRAFI, Centro São João de Deus, COOPERAGIL, Rádio Comunitária, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar e CMDCA.
Neste mesmo dia foram levantados nomes de jovens comunicadores e desses, dois serão selecionados e o resultado só será divulgado no dia 17 de dezembro. A próxima reunião acontecerá no dia 05 de março. 

Moradores da Av. Joaquim Lázaro Carneiro Reclamam de atitudes de alguns alunos nesse fim de ano letivo:

Alguns moradores da Avenida Joaquim Lázaro Carneiro, situada no centro da cidade de Ichu, uma das principais saída e entrada do nosso município, procurou nossa equipe de reportagens para relatar que um grupo de estudantes passou causando maior sujeira na referida avenida na tarde de quarta-feira dia 12 de dezembro, por volta das 15h e 30m.

Uma das moradoras que pediu para não ter seu nome revelado, destacou para nossa equipe que atitudes como esta não é legal para ninguém, quanto mais para um estudante.

Ela ressaltou ainda que a equipe de limpeza pública vem realizando seu trabalho deixando às ruas um brinco, inclusive naquele mesmo dia pela manhã tinham efetuado a limpeza, no entanto, pela parte da tarde os estudantes passaram rasgando vários papeis e jogando os pedaços nas ruas.

A moradora chegou a comparar as ruas como época de eleições que ficam todas sujas com santinhos de candidatos e finalizou dizendo que estava bastante chateada com a atitudes daqueles estudantes, pontuou a moradora.

(CULTURA)

Comunicadores da Independente tem trabalho reconhecido e são convidados a fazer a cobertura de mais dois eventos de Samba de Roda na Região:

Os comunicadores André Nilton e Valdir Carneiro foram convidados a se fazerem presentes em mais dois encontros de Samba de Roda a ser realizados na região sisaleira, sendo que em um desses a data ainda não foi confirmada. Já o outro está marcado para o dia 22 de dezembro na Cabana do Galego em Conceição do Coité, com horário previsto para iniciar às 22hs.

O evento é intitulado como “A NOITE DO REISADO” e terá a participação dos grupos QUIXABEIRA PARA BEIRA DO RIO, oriunda da cidade de Valente, e do tradicional REISADO DE CABACEIRA da cidade de Conceição do Coité que tem como responsável o grande Geraldo da Cabaceira, cidadão esse que fez o convite especial para nossa equipe.

Na oportunidade, o Grupo Reisado da Cabaceira estará gravando o seu mais novo DVD. O evento que terá entrada gratuita, conta com a organização de Geraldo da Cabaceira e Genivaldo Silva mais conhecido como o “Véio do Forró Bodó”.

Os Comunicadores tiveram seus nomes lembrados depois da grande cobertura realizada no ultimo dia 17 de novembro no XI Festival Regional de Samba de Roda que aconteceu em Riachão do Jacuípe. Naquela oportunidade, uma serie de entrevista foram realizadas com todos os responsáveis dos grupos que se apresentaram no festival. Este evento no entanto, foi organizado por Zé Cândido que é também responsável pelo grupo SUFOCO DA FUMAÇA da cidade de Riachão do Jacuípe, cidade esta que sempre foi a sede dos festivais.

Rádio Comunitária Independente FM realizou Assembleia Geral Anual com um bom número de participantes

A Associação de Radiodifusão comunitária de Ichu Independente FM realizou neste sábado dia 15 de Dezembro de 2012 a Assembleia Geral Ordinária anual. Essa atividade foi realizada no Salão da APAEB em cumprimento ao Estatuto Social da Entidade em seu Artigo 11ª, e teve com o objetivo: 
Avaliar as ações realizadas em 2012, Prestação de contas do exercício de 2012 e Elaboração do Plano de Ações para o ano de 2013.
A Diretora e vice-presidente da entidade Cida Carneiro iniciou a assembleia dando as boas vindas agradecendo a todos pela presença, em seguida os participantes foram acompanhando o Plano de Ações e revendo o que se conseguiu realizar e o que se ficou sem fazer em 2012, abrindo assim, espaço para discussão entre os presentes, onde analisaram juntos o que foi bom, o que não se conseguiu realizar e o que podemos fazer para melhorar neste novo ano.
Dentre as análises se observou que:

FOI BOM:

* Ajuste automático das mensalidades das Entidades Parceiras;
* Digitalização das notas de Apoio Cultural;
* Melhoria dos equipamentos (compra de um transmissor, antena, mesa de som, armário e computador) tudo com recurso próprio.
* A cobertura exclusiva das Eleições Municipais 2012 para Prefeito e Vereadores com  um grande empenho da equipe da Independente FM.
* A realização da monitoria para novos comunicadores;
* Cobertura de eventos (campeonatos, atividades religiosas e culturais, debates dos candidatos a prefeito a disponibilidade da Família Independente.
* A chegada de novos programas preenchendo assim as lacunas que antes existia na grade de programação (Estação Brasil, Raízes Sertanejas e Momento do Rock).
* A chegada de novos comunicadores;
* Participação de uma capacitação em Salvador promovida pela EMBRAPA, junto com rádios de todas a regiões do Brasil, levando o nome de Ichu para mais longe e valorizando o trabalho social de democratização pela comunicação.
* A volta de um programa jornalístico permanente com uma equipe qualificada buscando informações de Ichu e toda região.
* A Festa de confraternização dos 14 anos da Independente FM em Praça Público e  aberta para todos da comunidade sem nenhum custo para os participantes.
A realização do IV Arraiá da Independente com a colaboração dos músicos e pessoas da comunidade.

FALTOU SER REALIZADO:

* O aumento do quadro social;
* A proposta de cada entidade conseguir mais três associados para a rádio e cada associado conseguir mais um;
* As Ações do Plano de Ações não foram revistas durante as reuniões.

PROPOSTAS:

* Nas reuniões em comunidade para mobilizá-las sobre a importância da rádio;
* Divulgar melhor as ações da emissora nas programações diárias;
* Ver os projetos que as empresas financiam e ver qual pode se encaixar na rádio (festas, contraternização, oficinas, etc.)
* Expor o calendário anual normal para que possa ser acompanhado por todos:
* Realizar apenas um Bingo durante o ano, já que em Junho tem o Balaio Junino.
* Intensificar contatos com o poder Público para Apoio Cultural;
* Intensificar contatos com a diretoria com a finalidade de ganhar um espaço para a sede da rádio.
*Contratação de um novo comunicador para as programações diárias (de segunda a sexta) com uma contribuição para cada, num horário distribuído de 4 horas para cada um.
A Assembleia teve um considerável aumento de participantes em relação ao ano passado, contando assim com um bom número de sócios, diretores, membros de entidades parceiras e locutores que fazem a família Independente com muito amor e dedicação ao trabalho de comunicação comunitária. 
Lembrando a todos que o Plano de Ações para o ano de 2013 foi construído participativamente em conjunto com diretores, associados, membros de entidades e locutores que estiveram presentes para que possa ser cumprido durante o ano de 2013.
Logo em seguida foi marcada a confraternização de Natal e Final de Ano envolvendo a  Família Independente, ficando combinada para a comunidade de Licuri no próximo sábado dia 22 de Dezembro com amigo (a) secreta(o) e outras atividades educativas.
No final da Assembleia foi feita a apresentação da prestação de contas do ano de 2012, sendo que por motivo do ano de 2012 ainda não ter chegado ao final, os números finais do ano ficou para ser concluído na próxima reunião ordinária da diretoria que acontece na segunda Sexta-Feira de Janeiro.
No final a diretoria agradeceu aos participantes e disse que momentos como esses são muito importantes para o fortalecimento da entidade, já que juntos possamos plantar muitos frutos paraserem colhidos no futuro e assim conseguir grandes objetivos como o trabalho social comunitário.

Em Ichu houve Exames de Karatê neste Final de Semana

Os jovens e crianças de Ichu têm procurado se engajar no esporte e na dança com o apoio de algumas pessoas de outros Municípios, a exemplo do Karatê e Ballet de Sinval professor de Capoeira do nosso Município.

Neste domingo aconteceu no auditório do antigo CEACO mais um exame de Karetê, objetivando a troca de faixa, onde também foi avaliado o professor que dá aulas aos alunos de Ichu, Prof. Gilmar – Faixa marrom que passou neste domingo para faixa preta, momento de muita emoção para todos que assistiam o exame, as lágrimas se fizeram presente até mesmo nos olhos das crianças, o Professor de Gilmar disse sentir muita honra em passar para o aluno sua faixa preta e chorou. Para os demais alunos o resultado ainda não foi divulgado.

Entre os “karatekas”, uma criança de 04 anos também se apresentou, lutou com o professor Gilmar, arbitrou luta e quebrou madeira. Todos se encantaram!

Ao término do exame houve apresentação de roda de capoeira, onde também o pessoal do karatê participou, inclusive o Professor Gilmar.

Desejamos sucessos e dedicação à todos Ichuenses e que iniciativas deste tipo nunca se cesse por aqui.

(Matéria contribuída Por Débora Mascarenhas - Colunista do Ichu Notícias)

(ESPORTE E LAZER)

Liga Ichuense e Diretoria de Esporte realiza confraternização de final de ano e destaca suas Realizações:
Neste sábado dia 15 de dezembro, a Liga Ichuense de Desporto e Diretoria de esporte do município de Ichu, esteve reunidos com membros da Liga, Presidentes ou representantes de equipes, Árbitros, amigos e convidados para confraternizarem depois de mais um ano de trabalhos prestado a comunidade.

Como convidados, esteve presente na solenidade o vereador reeleito Adalberto Santiago (BETO), o prefeito e vice-prefeito eleito George e Geraldo, além de pessoas da comunidade. O evento aconteceu na Praça Esportiva de Jorge do Canavial que fica a menos de 2km de sede do município de Ichu e por lá rolou aquele delicioso churrasco, além daquela cervejinha bem gelada.

Conforme o AL NOTÍCIAS, o encontro serviu para marcar a despedida da atual diretoria da Liga que está se afastando devido está completando mais 04 anos de mandato e o Diretor de Esporte Vercelêncio de Oliveira só ficará no cargo até 31 de dezembro.
Durante as conversas, o Presidente da LID André Luiz agradeceu primeiramente a Deus e depois a todos que colaboraram durante todo o período. Ele falou da luta que foi para buscar projetos para o esporte ichuense e relatou dos materiais que foram conquistados junto a SUDESB e repassados para os clubes.
O Presidente expôs as dificuldades em administrar uma entidade que não dispõe de recursos e que vive dependendo financeiramente do Poder Público Municipal. Ele destacou o apoio da Direção de Esportes que abraçou a LID e buscou junto a Prefeitura os subsídios para que as competições acontecessem.
André Luiz fez questão de ressaltar o empenho e a forma participativa que a LID teve em estar presente em praticamente todas as competições realizadas no município, desde os oficiais como Copa Rural, Copa de Bairros e Futsal como aqueles feitos pelas associações como Miragalho, Umbuzeiro, Consolo, Queimada do Cedro e outros.
Sobre a eleição o Presidente lembrou que estava prevista para acontecer nesta segunda-feira, dia 17, mas como nenhuma chapa se inscreveu a eleição acontecerá em fevereiro de 2013.
O Diretor de Esportes do Município Vercelêncio de Oliveira em seu pronunciamento também fez questão de agradecer aos colaboradores, desde o gandula até o Prefeito por entender que os erros e acertos do trabalho devem ser credenciados a todos.
Veinho como é conhecido disse que não vai ficar afastado do esporte, mas não pretende estar envolvido diretamente com a organização de competições. Ele desejou boa sorte para o próximo Diretor de Esportes e que possa lutar junto ao Poder Público para que o esporte esteja sempre em primeiro plano.
João Paulo dos Santos responsável atualmente pelo quadro de árbitros do município parabenizou os  colegas do apito e disse também que não tem interesse em fazer parte da direção da LID, mas que não estará afastado do esporte.
Os dirigentes presentes enalteceram o trabalho da LID e da Direção de Esportes, principalmente Manoel Dionízio (Manezi) que ressaltou a forma participativa que os atuais coordenadores do esporte ichuense atuam. Para Manezi não só na questão de ajudar nas premiações, mas pelo fato de sempre encontrar um membro da LID presente nos eventos esportivos.
Edvaldo Apolônio  (Arraia) que a partir de janeiro assumirá uma cadeira no legislativo, disse que vai lutar e muito para melhorias no esporte local. Ele falou que mesmo sendo do lado do próximo gestor não irá se calar quando o assunto esporte estiver em pauta, por entender que essa será uma das principais bandeiras do seu trabalho.
Representando os árbitros Jorge Soares “Gueguel” tocou em um assunto que exigirá atenção especial por parte dos novos dirigentes do esporte, a falta de juízes qualificados para atuarem nas competições.
Segundo Gueguel ele estará se afastando do quadro de árbitro e Osmário deverá assumir a direção da arbitragem. Desta forma caberá aos homens do futebol buscarem qualificar os jovens que queiram assumir o apito e a bandeira nos campeonatos vindouro.
As principais realizações da LID e Direção de Esportes foram;
* Realização do Futsal;
* Realização da Copa Rural;
* Relização da Copa de Bairros;
* Participação por dois anos dos Jogos de Integração em Valente;
* Participação por dois anos dos Jogos Abertos do Interior em Valente;
* Participação por dois anos da Copa Barroquense de Futsal;
* Participação no Campeonato Society em Candeal;
* Participação no Campeonato de Veteranos em Tanquinho;
* Conquista do Titulo do Campeonato Sub-14 em Candeal;
* Participação de Competições categoria feminino em Valente, Coité, Itaberaba, Santo Antonio de Jesus e Queimadas;
* Apoio aos campeonatos do Consolo, Miragalho, Umbuzeiro, Queimada do Cedro – Campo de Bujão e Campo de Jorge;
* Doação de materiais esportivos para diversas equipes do município;
* Apoio durante dos Dias Esportivos organizados por Neide e equipe de Voley;
* Apoio nos campeonatos estudantis das escolas municipais e também estaduais;
O Independente Notícias esteve por lá e entrevistou o Diretor de Esporte do Município, o senhor Vercelêncio de Oliveira e o presidente da Liga Ichuense de Desporto, o senhor André Luiz Lima e eles avaliaram como positiva os trabalhos realizado neste período que estiveram a frente da entidade. Eles aproveitaram o momento para desejar sucesso para os próximos gestores e agradeceram bastante o apoio de todos que colaboraram para o bom trabalho desempenhado pela LIGA e pela DIRETORIA de Esporte.

Entrevista com Vercelêncio


Entrevista com André Luiz

Vasco de Gene foi campeão do campeonato society do Auto Posto Ichuense:
Na manhã deste domingo dia 16 de dezembro aconteceu a grande final do campeonato society do Auto Posto Ichuense e a equipe do Vasco de Gene sagrou-se campeã da competição ao vencer a equipe do Miragalho de Lexeu por 1X0.
No primeiro jogo, disputando o terceiro lugar a equipe de União venceu a equipe do Posto por 1X0 e ficou na 3ª colocação, o único gol da partida foi marcado por Dilon da equipe de União.
Para definição do campeão e vice, um grande jogo entre as equipes do Vasco e Miragalho abrilhantou a grande final com um jogo eletrizante entre as duas equipes que procuraram o gol do início ao fim, prevalecendo a belíssima atuação do goleiro Marcelo do Vasco que garantiu o título com grandes defesas durante a partida, principalmente no segundo tempo que fechou o gol.
O jogo terminou com uma vitória apertada da equipe do Vasco por 1X0 com o gol assinalado por Gene que sagrou-se campeão da competição.
Miragalho jogou e perdeu com; Usley no gol e depois Nicolau, Mirailton, Jorney, Culeiro, Gago, Marinho, Elizeu, Vitor, Bel, Lexeu, Messias, e Val do Boqueirão. (Genivaldo e Cigano fizeram parte do elenco mas não compareceram no jogo decisivo).
O Vasco jogou e venceu com; Marcelo no gol, Tico de Milice, Gene do Pau D’arco, Franklin, Mi de Candeal, Nilson Freitas, Cidão, Jorge do Canavial, João da Barra, Gueguel, Hominho, Tico de Manequinha, João Paulo e Adilson.
CAMPEÃO: Vasco de Gene
VICE: Miragalho de Lexeu
TERCEIRO: União
QUARTO: Posto
ARTILHEIRO: Gene do Vasco com 10 gols
GOLEIRO MENOS VAZADO: Usley do Miragalho com apenas 16 gols sofrido.
No final do jogo, Lexeu do Miragalho, Gene e Marcelo do Vasco, Jorney do Miragalho e Bigalha, o organizador do campeonato, falou para o Independente Notícias.

(CONFIRA A ENTREVISTA COM TODOS ELES)

Comunidade do Consolo tem mais um final de Semana movimentado com futebol e muita diversão:

A comunidade de Consolo situada a uns 3km da sede do município de Ichu tem proporcionado lazeres as moradores de Ichu e região, pois vem ao longo dos anos organizando vários campeonatos society e amistosos com times da região do sisal e bacia do Jacuípe e neste domingo dia 16 não foi diferente onde na oportunidade a equipe local recebeu a visita da boa equipe de Bela Vista.

O jogo foi bastante equilibrado e muito truncado, mas os torcedores que se fizeram presente poderam comemorar varias vezes, pois além do show de bola dado pelas equipes, houve também um show de gols sendo 8 no total, 4 para cada lado.

Consolo jogou com; Rogério no gol, Gei do Canavial, Vailson, Rony, André Nilton, Teteco, Rodrinho, Cezinha, Nem, Filipinho, Ildes, Lís e Jhon. O técnico foi Joaquim.

Bela Vista jogou com; Samuel no gol, Ningo, Urielk, Moisés, Emerson, Ronald, Mailson, Etiele, Tiago Cabeça, Janderson e Kelvin. Técnico Cledson, presidente Titi.

O jogo foi arbitrado por Pirão e Sueti.

O Independente Notícias entrevistou os responsável das duas equipes, Titi pela Bela Vista e Mongão pelo Consolo e segundo eles, o amistoso foi muito bom e que ambos ficaram satisfeitos com o desempenho de suas equipes.

(Confira a entrevista com Titi e Mongão)


(RELIGIÃO)
Pastoral da Criança de Ichu Realiza Campanha de Natal:
Assim como os Reis Magos deram presentes ao Menino Jesus, dê presentes às crianças de Ichu e cultive o espírito de solidariedade que já existe dentro de você! 
A PASTORAL DA CRIANÇA ESTÁ REALIZANDO A CAMPANHA DE BRINQUEDOS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS. 
SEJA TAMBÉM UM VOLUNTÁRIO E DOE BRINQUEDOS NA SECRETARIA PAROQUIAL QUE FICA AO LADO DA IGREJA MATRIZ OU AOS MEMBROS DA PASTORAL. 

Que o Menino Jesus, que cumula de tantas bênçãos e alegrias, abençoe a quem oferta com amor.

Igreja Católica realizou neste final de semana a Assembleia Paroquial

Aconteceu durante os dias 14 e 15 de dezembro, a ASSEMBLEIA PAROQUIAL 2012, que teve a seguinte programação: Sexta feira 14/12 – Celebração de Abertura, Apresentação dos participantes, Breve apresentação do que foi a 7ª Assembleia Diocesana, Apresentação através de slide da realidade paroquial a partir da síntese dos questionários que foram enviados às Pastorais, Comunidades e Movimentos e avaliação das prioridades do ano, Momento das Pastorais, Oração final e o Café. 
No dia 15/12 sábado tivemos a seguinte programação: Oração Inicial, Palestra proferida por Pe. Jairo Costa Lobo, com o Tema: As Prioridades da Diocese para o biênio 2013-2014 e sua relação com a Nova Evangelização e o Ano da Fé. Após a palestra teve um trabalho em grupo dos participantes para organizar as prioridades da Diocese em nossa Paróquia, Café e lanche, Apresentação dos GTs, Almoço, Elaboração do Calendário Paroquial 2013, Sorteio de Brindes e Confraternização, Comunicações, Leitura da Ata, Avaliação e a Celebração de Encerramento. 
A Assembleia foi coordenada por Padre Jairo, Geovana Marcia, Antônio Carlos (PEPA), com o apoio de Dagmar Freitas, Cristiano Reis, Maria Águida, Luciene, Neide, Maria e D. Luiza. 
Segundo alguns participantes a assembleia foi bem organizada e bastante dinâmica apesar do cansaço, mas que valeu apenar poder trabalhar e já deixar construído o Calendário Paroquial 2013, observando as Prioridade da nossa Diocese que foram JUVENTUDE E MISSÃO. 
PARABÉNS AO PADRE JAIRO E A TODOS OS PARTICIPANTES DESSA ASSEMBLEIA!!!
(Fonte: Site da Paróquia)

Comentários